Os Mocho são uma banda de Matosinhos e contam com uma vocalista barcelense, a Elisabete Silva ou a Eli, como eles gostam de lhe chamar. Terá sido mesmo a origem da Bete – como eu gosto de lhe chamar – a convencer a Câmara Municipal de Barcelos a incluir uma actuação da banda integrada nas festas da cidade. Sendo assim, e com álbum novo para mostrar, os Mocho actuaram no palco principal das festas na noite de 24 para 25 de Abril. E não se pense que os Mocho são uns mochinhos a abrir as asas para os primeiros voos.

Não, eles já são músicos muito experientes e competentes e a prova disso foi o concerto altamente profissional que apresentaram em Barcelos. No fim, o Sinfonias de Aço foi ao backstage conversar com eles. Foi preciso fechar as portas do contentor e meter filtros de graves na gravação da entrevista, tl era o reboliço das festas. Mas não houve perturbação de maior.
Assim, ficamos a saber como surgiu a banda, como a nossa Elisabete foi parar a estes Mocho (e não foi lá ter directamente), da carreira da banda até agora, da fase de produção e composição e... até da visão muito própria do panorama musical actual, porque estes rapazes não começaram agora a tocar e ja cá andam há muito tempo, por isso já viram muita coisa - e ainda vêem.

Para ouvir a entrevista integralmente, aqui no fundo do artigo e depois do retrato da banda em Barcelos, está aí um dispositivo virtual que permite pôr as coisas a tocar. basta accionar os respectivos mecanismos e isso dá logo música como se fosse um rádio de onda média. É experimentar, oupa!

Mocho
Foto: Município de Barcelos

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 13 de maio de 2017.