Barcelos Rock City

Último Podcast (23 Set 2017)

Clica para ouvir

Entrevista com Grog

Grog

Entrevista com Galo Cant'às Duas

Galo Cant'às Duas

Entrevista com =Mocho=

Mocho

Entrevista com Stone Dead

Stone Dead

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

“A Scene called Barcelos” é uma webseries documental que mergulha na história musical recente da cidade de Barcelos através de três episódios diários durante o festival Milhões de Festa de 2015.
O objectivo? Procurar a energia que está por detrás do forte movimento cultural Barcelense, desde os anos 90 até hoje. Como é que esta cidade, longe de ser um grande pólo urbano, conseguiu germinar tanto talento e materialização? Tudo isto parece precisamente ser causa e consequência de um dos mais míticos festivais do underground português, o Milhões de Festa.

Numa viagem pelo passado e pelo presente, contada na primeira pessoa pelos pioneiros das bandas que moldaram a scene que hoje é chamada “a Seattle portuguesa”, pode descobrir-se a inusitada riqueza cultural da cidade que abriga o mítico festival Milhões de Festa.
O Sinfonias de Aço recorda agora a série documental, até porque pode dar-se o caso de alguns ainda não a terem visto quase dois anos depois.

Um forte abraço ao Pedro Jarnac de Freitas e Joaquim Quadros pela oportunidade de poder colaborar neste documento.

O 1º episódio documenta a génese das movimentações tectónicas do panorama cultural Barcelenses.

“Barcelos era um Vulcão que expelia bandas cá para fora” é a frase-chave do episódio inaugural, “Infection”, no qual se ouvem testemunhos sobre a música experimental e iconoclasta que se fazia na cidade nos anos 90.
Teenagers ensaiavam, trocavam K7s - qualquer coisa muito forte parecia ter nascido e estar a crescer exponencialmente.

A Scene Called Barcelos - 1/3 Infection from Pedro Jarnac Freitas on Vimeo.

O 2º episódio explora o boom de movimentações sónicas e culturais Barcelenses.

Com o Milhões de Festa a dar os primeiros passos, tudo parece ganhar forma no segundo episódio, “Explosion”.
Como o nome indica, retrata-se aqui o culminar de uma semente plantada pela comunidade musical Barcelense: a Lovers & Lollypops de Fua começa a lançar discos e o Milhões faz acontecer momentos inesquecíveis com Mark E Smith ou Earthless enquanto cimenta uma presença inclusiva, que namorisca com vários estilos, do rap ao metal, passando pela electrónica.

A Scene Called Barcelos - 2/3 Explosion from Pedro Jarnac Freitas on Vimeo.

O 3º e último episódio parte para a conclusão natural deste fenómeno local de reverberação global.

No episódio final de “A Scene called Barcelos”, chega-se à conclusão que há uma inegável relação simbiótica entre a scene e o festival Milhões de Festa: alimentam-se mutuamente.
Artistas locais, influenciados pela força fundadora das bandas dos 90s, influenciam agora, por sua vez, as novas gerações. Barcelos é uma espécie de Meca do verdadeiro underground, onde não há cartazes e concertos todos os dias – mas há gente que, ao pegar na guitarra para combater o tédio, sem reparar, vai escrevendo mais uma linha da história da inovação sónica global.

A Scene Called Barcelos - 3/3 Conscience from Pedro Jarnac Freitas on Vimeo.

Piscina do Milhões de Festa
Aspecto da piscina do Milhões de Festa (foto: ominho.pt)

Share

Parcerias

 
A Trompa NAAM  

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems Tryphon