Barcelos Rock City

Último Podcast (18 Nov 2017)

Clica para ouvir

Entrevista com Happy Farm

Happy Farm

Entrevista com Grog

Grog

Entrevista com Galo Cant'às Duas

Galo Cant'às Duas

Entrevista com =Mocho=

Mocho

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

“A Scene called Barcelos” é uma webseries documental que mergulha na história musical recente da cidade de Barcelos através de três episódios diários durante o festival Milhões de Festa de 2015.
O objectivo? Procurar a energia que está por detrás do forte movimento cultural Barcelense, desde os anos 90 até hoje. Como é que esta cidade, longe de ser um grande pólo urbano, conseguiu germinar tanto talento e materialização? Tudo isto parece precisamente ser causa e consequência de um dos mais míticos festivais do underground português, o Milhões de Festa.

Numa viagem pelo passado e pelo presente, contada na primeira pessoa pelos pioneiros das bandas que moldaram a scene que hoje é chamada “a Seattle portuguesa”, pode descobrir-se a inusitada riqueza cultural da cidade que abriga o mítico festival Milhões de Festa.
O Sinfonias de Aço recorda agora a série documental, até porque pode dar-se o caso de alguns ainda não a terem visto quase dois anos depois.

Um forte abraço ao Pedro Jarnac de Freitas e Joaquim Quadros pela oportunidade de poder colaborar neste documento.

O 1º episódio documenta a génese das movimentações tectónicas do panorama cultural Barcelenses.

“Barcelos era um Vulcão que expelia bandas cá para fora” é a frase-chave do episódio inaugural, “Infection”, no qual se ouvem testemunhos sobre a música experimental e iconoclasta que se fazia na cidade nos anos 90.
Teenagers ensaiavam, trocavam K7s - qualquer coisa muito forte parecia ter nascido e estar a crescer exponencialmente.

A Scene Called Barcelos - 1/3 Infection from Pedro Jarnac Freitas on Vimeo.

O 2º episódio explora o boom de movimentações sónicas e culturais Barcelenses.

Com o Milhões de Festa a dar os primeiros passos, tudo parece ganhar forma no segundo episódio, “Explosion”.
Como o nome indica, retrata-se aqui o culminar de uma semente plantada pela comunidade musical Barcelense: a Lovers & Lollypops de Fua começa a lançar discos e o Milhões faz acontecer momentos inesquecíveis com Mark E Smith ou Earthless enquanto cimenta uma presença inclusiva, que namorisca com vários estilos, do rap ao metal, passando pela electrónica.

A Scene Called Barcelos - 2/3 Explosion from Pedro Jarnac Freitas on Vimeo.

O 3º e último episódio parte para a conclusão natural deste fenómeno local de reverberação global.

No episódio final de “A Scene called Barcelos”, chega-se à conclusão que há uma inegável relação simbiótica entre a scene e o festival Milhões de Festa: alimentam-se mutuamente.
Artistas locais, influenciados pela força fundadora das bandas dos 90s, influenciam agora, por sua vez, as novas gerações. Barcelos é uma espécie de Meca do verdadeiro underground, onde não há cartazes e concertos todos os dias – mas há gente que, ao pegar na guitarra para combater o tédio, sem reparar, vai escrevendo mais uma linha da história da inovação sónica global.

A Scene Called Barcelos - 3/3 Conscience from Pedro Jarnac Freitas on Vimeo.

Piscina do Milhões de Festa
Aspecto da piscina do Milhões de Festa (foto: ominho.pt)

Share

Parcerias

 
A Trompa NAAM  

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems Tryphon