Os Vaarwell editaram em março de 2017 o seu álbum de estreia de nome "Homebound 456" e que sucedeu ao EP "Love and Forgiveness". A banda de Lisboa é um trio: a Margarida, o Ricardo e o Luís. Ao vivo, por vezes, entram em palco também o André e o Tomás. Em outubro estiveram em Braga para um concerto de promoção ao disco que teve lugar no  Sé La Vie, na baixa da cidade. Foi ainda uma oportunidade para a banda se apresentar num pequeno showcase na FNAC de Braga em formato trio. E esta foi igualmente uma oportunidade de o Sinfonias de Aço dar um salto à zona nascente da cidade e conversar com eles.

Aconteceu momentos antes do showcase de Braga e a precisamente dois metros do pequeno palco. Nesta conversa informal soubemos como a banda nasceu (foi na escola, mas é melhor ouvirem), falou-se dos processos de gravação do disco, da recepção ao mesmo, da forma como a banda encara todo este processo e, com a Margarida ali mesmo em frente ainda fugimos dos Vaarwell para abordar o trabalho com a irmã Cat (que também tem o projecto Monday) nas Golden Slumbers. Tudo na maior normalidade: os projectos são diferentes e em nada colidem um com o outro.
Afinal, a música dos Vaarwell não engana: a simplicidade, tranquilidade e confiança que ela transporta é decorrente da personalidade dos músicos que a produzem - e eu não acredito que me tenham enganado. Querem melhor imagem do que a foto que aqui ilustra esta entrevista?
Então utilizem o player aqui ao fundo e ouçam a entrevista completa. Honestamente, espero que gostem tanto de a ouvir como eu gostei de a fazer. Na verdade, não é uma entrevista, mas uma conversa e esse é mesmo o espírito do Sinfonias de Aço.

Vaarwell
Fotos: Tomás Monteiro

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 9 de dezembro de 2017.