A noite de 24 para 25 de Abril, para além de uma celebração da liberdade, foi também uma noite ornitológica para o Sinfonias de Aço. Concluída a conversa com os Mocho, foi a vez de rumar ao Círculo Católico de Operários para, desta vez, conversar com os Galo Cant’às Duas. E parece que estavam mesmo à nossa espera: eu a entrar pelo auditório dentro e o concerto a terminar. Ao segundo. Oportunidade então para descomprimir e conhecer a dupla de Viseu, o Hugo Cardoso e Gonçalo Alegre que nos contaram literalmente tudo sobre este interessante projecto.

Pelo meio, o nosso velho amigo João Coutada que havia tratado do som, procurava agora fazer o menor cagaçal possível para não perturbar a entrevista. Garantidas as condições, o Hugo e o Gonçalo, explicaram detalhadamente, como nasceu este Galo Cant'às Duas.

Mas... isso é apenas o princípio, porque a dupla de Viseu conta-nos detalhes curiosíssimos de experiências de estrada e do próprio nome da banda: sim, tem mesmo a ver com galos. Bastantes e bastante faladores, ou cantadores. Mais: analisamos ainda o passado e presente da famosa cena de Viseu, que chegou a merecer um programa especial do saudoso Pop Off. Isso e muito mais, como o tema que eles compuseram para assinalar o Dia Mundial da Bicicleta para a TSF.

Tudo para ouvir aí em baixo no player e depois do retrato. O discurso e as experiências que o Hugo e o Gonçalo nos contam, fazem-nos crer que eles são assim moços de meia idade, mas a foto aqui em baixo é prova visual do contrário: são mesmo bastante jovens.

Galo Cant'Às Duas
Foto: Joana Linhares

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 20 de maio de 2017.