Edições

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

"O projeto Boémia Vadia, nasceu em Valencia no ano 2011, a partir das cinzas dos Fado Blues, e do finiquito do Circo Ô Cirque, teatro equestre contemporâneo. Com a intenção de amenizar os desgostos e aplacar as deçepções, o amor que de forma expontânea me uniu à alma do circo, Rebecca Amar, incentivou-me a criar uma ideia que sempre acreditei ser original e com potencial suficiente para poder ser muito mais que uma simples ideia.

A fusão entre as minhas influências dos anos 80, 90, desde o rock, pop, até às raizes da música popular e tradicional portuguesa, (com “o olho posto” no fado), e as belas influências do cabaret de Paris, e da literatura e poesia francesa de Baudelaire, Apolinaire, que a parisiense Rebecca já dominava. Rapidamente concluímos que os dois idiomas “casavam” bem nas melodias e canções que pouco a pouco fui criando. Passámos a dedicar o nosso tempo, a criar e ensaiar um reportório suficientemente aliciante para apresentar em cima de um palco, e chegado o momento fizémos-nos à estrada, acompanhados desde o ínicio pelo Kim Coutinho, (um “velho” companheiro de aventuras nos Falecido Alves dos Reis, e nos Alucina Eugénio). Durante esse ano apresentámos a Boémia ao vivo em vários concertos pela Comunidad Valenciana e Madrid, com uma aceitação por parte do público em formas de surpresa, que gerou bastante motivação à linha a seguir. Como o Kim reside no Porto e nem sempre era possível acompanhar-nos, optei em 2012 por adaptar o reportório a um formato duo, com vozes, baixo e algumas guitarras ao vivo, e bases electónicas a suportar todo o composto. Com esse formato fizemos uma pequena tour pela Catalunha, (Barcelona, Girona e Sant Feliu de Guitxols), Madrid, Guadalajara, Valencia, e viemos pela primeira vez a Portugal apresentar concertos em Lisboa, Braga, Guimarães, e Porto, (nomeadamente, nas lojas FNAC). Devido às criticas positivas que recebemos e à forma bastante acolhedora e positiva em como fomos recebidos e tratados, começámos a articular a ideia de transladar-nos para Portugal com o projeto.

Sendo eu natural de Lisboa e residindo em Espanha há 17 anos, prevalecia a saudade e o desejo de poder voltar um dia. Em 2013 a “gitana” Rebecca sugeriu a margem sul do Tejo como base de operações, e em Agosto do mesmo ano estávamos já de malas e bagagens aviadas, em direção ao destino elegido. Dessa forma facilitámos a possibilidade do Kim Coutinho poder voltar a tocar connosco ao vivo, assim como outros músicos que ao longo do tempo nos deram o prazer de nos acompanhar ao vivo. Fomos gravar um EP de apresentação do projeto em Portugal, que se chamou "Circo Amar" e foi gravado num mês e meio no estúdio do nosso amigo Pedro Gonçalves (ex guitarrista dos Bramassaji, do Porto), que se encarregou da produção. Durante esse ano e 2014 fizemos concertos em Lisboa e Porto, e começámos a sentir a necessidade de renovar fronteiras criativas e aumentar a capacidade sonora, que só seria possivel com a entrada de mais e bons músicos no seio do futuro grupo. Para começar, precisava de um bom baterista com disponibilidade, que gostasse do projeto, e um amigo deu-me o contacto de um que poderia eventualmente estar interessado. Quando me apercebo, estava a mostrar o meu trabalho nada mais e nada menos que ao Emanuel Ramalho, (consagrado baterista de grupos míticos como os Street Kids e os Rádio Macau, e posteriormente, os Delfins), que depois de ouvir me telefonou e me disse com a sua natural simplicidade que tinha gostado, e que no que dependia dele, já tínhamos baterista. Era questão de acertarmos ensaios e a máquina estaria de novo na estrada, potencialmente renovada. Durante o ano de 2015 rodámos ao vivo por Portugal com uma sonoridade que já se aproximava bastante do objectivo estabelecido, e chegámos à conclusão que era o momento ideal para entrar em estúdio e gravar o nosso primeiro álbum. O master Ramalho fez a proposta e a Boémia Vadia assumiu e agradeceu.

Decidimos parar a actividade ao vivo, e durante todo o ano de 2016 estivemos em fase de composição, arranjos e gravações no estudio Aqui Há Gato, no Algueirão. Nunca trabalhámos com editoras, agências ou managements, e sempre optámos por fazer o trabalho por nossa conta, sabendo que as dificuldades financeiras podiam perjudicar a execução deste sonho coletivo. Tentámos uma campanha de crowd-funding nas redes sociais, sem êxito, o que nos obrigou a maiores esforços para a tão desejada finalização do trabalho. No final do ano o disco estava gravado com as canções que queríamos e o som que desejávamos. Tivemos o imenso prazer de poder contar com participações especiais de amigos músicos, de várias nacionalidades, (somos Vadios...), que culminou com a entrada na formação do grupo do guitarrista Eduardo "Bufalo" Correia, (outro "velho" companheiro dos Falecido Alves dos Reis), que completa o quadro humano que a Boémia Vadia levará até aos palcos neste ano de 2017. No início deste ano, contavamos auto-editar o álbum, com as condições que tínhamos ao alcance, mas algo maravilhoso sucedeu. Uma nova editora independente sediada em Cascais acabava de nascer, de seu nome A Moca da Foca. Uma editora com instinto vocacional, direcionada à promoção da música portuguesa em defesa dos animais, ou à promoção da defesa dos animais através da música portuguesa, que nos fizeram o convite para participar activamente nesta nova e fantástica aventura. Somos naturais amantes e defensores acérrimos da vida animal, a Boémia Vadia nasceu entre cavalos, burros, cães e gatos. Agora seguimos rodeados de cães e gatos (porque não há espaço para os cavalos e os burros), assim que esta proposta é ouro sobre azul para a familia boémia. A Moca da Foca veio trazer finalmente o reconhecimento ao meu trabalho e dedicação ao longo dos 5 anos de existencia da Boémia Vadia."
(Mário Ferreira)

Os Boémia Vadia são:
Mário Ferreira: voz portuguesa, baixo, guitarra, teclas, percussão e melódica
Rebecca Amar: voz francesa e performance
Kim Coutinho: teclas, guitarra acústica e coros
Eduardo "Búfalo" Correia: guitarras eléctricas e acústicas
Emanuel Ramalho: bateria, percussão e programações

https://amocadafoca.wixsite.com/amocadafoca
https://www.facebook.com/boemia.vadia

©2017 A Moca da Foca (AMDF1702)
Gravado ao longo de 2016 no estúdio Aqui Há Gato, no Algueirão
Fotografia: Rodrigo Miragaia e Naná Sousa Dias

1. Araigné du Soir (2:33)
(letra: Valerie Rebecca Amar; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
2. Radar Dependência (4:39)
(letra: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa; Valerie Rebecca Amar; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
3. Bodas de Sangre (3:40)
(letra: Frederico Garcia Lorca; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
4. L'Homme en Habit Rouge (5:23)
(letra: Barbara; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
5. Se Tu Viesses Ver-me (3:51)
(letra: Florbela Espanca; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
6. Chapiteau de L'Atlantique (6:02)
(letra: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa; Valerie Rebecca Amar; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
7. Foutez-Moi La Paix! (1:46)
(letra: John Martinez; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
8. O Niño Soldado (3:56)
(letra: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
9. Alma Gémea (5:02)
(letra: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa; Valerie Rebecca Amar; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
10. Doucement (5:26)
(letra: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa; Valerie Rebecca Amar; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)
11. Exodus (4:45)
(letra: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa; Valerie Rebecca Amar; música: Mário Augusto Ferreira dos Santos de Sousa)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.