Edições

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Após o lançamento do seu primeiro trabalho, em 2015, os Maquina del Amor voltam às edições, no final de 2017, com o lançamento de “Disco”, dia 24 de Novembro. Constituídos por Ronaldo Fonseca, Filipe Palas, José Figueiredo e Miguel Macieira, membros dos peixe : avião e dos smix smox smux, os Maquina del Amor fundem elementos de música rock e eletrónica, com a improvisação e a apropriação do ruído como recurso musical a ocupar lugares de destaque, no seu processo criativo.

A sua música é feita de dicotomias e contradições: a ilusão de uma estrutura aparentemente semelhante à de uma banda rock é desfeita pela recusa dos instrumentos em conformar-se com o som e as funções que deles esperamos: as baterias são em iguais partes acústicas e electrónicas, os baixos são tocados por sintetizadores maquinais e dissonantes, as guitarras e teclados criam torrentes e camadas de ruído e espaço e a voz não se deixa apanhar em palavras e estruturas melódicas convencionais. A improvisação, recurso abundantemente usado, é suportada por formas que, apesar da ausência de um vocalista, são frequentemente semelhantes às das canções pop; o ruído é entrecortado por melodias repetitivas e hipnotizantes.

Ouvido integralmente, “Disco” transforma as suas diferentes faixas numa banda sonora de um filme que ainda não foi feito, alternando entre a luz e a escuridão, e levando-nos, por vezes, para lugares de uma intensidade psicológica assustadora. Em separado, as suas músicas tanto nos podem convidar a pôr o volume no máximo, como se estivéssemos numa discoteca ou num concerto, como a sentarmo-nos sozinhos, de olhos fechados, a ouvir com headphones. De uma forma ou de outra, este disco é para ouvir.

BIOGRAFIA

Não há um ponto de entrada fácil para a música de Máquina delAmor. E ainda bem que assim é.
As máquinas são complexas.
E o amor, ainda mais.
Quatro almas musicais uniram visões e vontades, sedes e prazeres, e decidiram exorcizar memórias e géneros. Ao sabor de melodias ecoantes, promovem uma experiência inclusiva, penetrante, futurística e teletrasportante.
Existem calafrios. Existem arrepios. O fantasmagórico e o enigmático dão lugar ao intenso pulsar; um ritmo inebriante, semiclubbing. Num piscar de olhosos fumos da noite, as luzes das pistas de dança, e o calor dos corpos, tudo se une num espetáculo divino, libidinoso, lascivo e deliciosamente pecaminoso.
As músicas de Máquina del Amor não vivem exclusivamente em zonas erógenas.
Entre os silêncios existe uma abordagem xamânica. O intenso transe, dá origem a metamorfoses;corpos e espíritos fundem-se no ar, espalhando o aroma e o espectro da eternidade.
Máquina del Amor é uma reminiscência do pósrock. Máquina del Amor é uma ramificação do experimentalismo sem rede. Máquina del Amor é industrial. Máquina del Amor é escabroso. Soa a ecos de relações e de vivências. É intenso. Sabe, cheira e sente-se sangue; dispersa a fragância de pétalas de rosas, de orquídeas e de incensos misteriosos.
Há uma sensação de descoberta.Há a Revelação. Um convite direto e luciferiano, num ritmo frenético, pungente e enraivecido. A bateria, os teclados, as guitarras estridentes,o baixo rugoso ecíclicoliberta-nos, transforma-nos. E aceitamos. Desejamos essa metamorfose.

Em Máquina del Amor, Filipe Palas(smixsmoxsmux), José Figueiredo (smixsmoxsmux e peixe:avião), Ronaldo Fonseca (peixe: avião) e Miguel Macieira (smixsmoxsmux) promovem uma expressão de conectividade que surge a partir dapassagem do tempo; descrevem e negam– brilhantemente -a realidade desse mesmo tempo.
Somos uma noção. Imago. Conceção. Ideia. E o nosso modo humano de receber informações é e será sempre através dos sentidos.
Bem-vindos à transformação da máquina sobre o amor, ou a aceitação do amor pela máquina.

Márcio Alfama de Freitas


https://www.facebook.com/maquinadelamor.pt

©2017 Máquina del Amor
Música: Máquina del Amor
Gravação: Budda Guedes
Prrodução, mistura e masterização: João Moreira
Artwork: Tiago da Cunha
Gravação apoiada pelo gnration no âmbito do Ciclo Trabalho da Casa

1. Karate (3:12)
2. Mau (4:04)
3. 6ª (3:27)
4. Nova Antiga (10:31)
5. Yeah (6:25)
6. Ins.Exp (6:17)
7. Carta de Amor (5:17)
8. Mano (6:11)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.