"O Martim" nasce como confessionário-pop de Martim Torres, um jovem (contra)baixista com cartas dadas em paragens como as de B Fachada, Homens da Luta,e diversos projectos de Jazz. Muitos o conhecerão também como uma das metades  da infame dupla "Maria Amélia", presença habitual no programa 5 Para a Meia Noite. Munido com um computador portátil, uma caixa de ritmos, vários instrumentos e voz malandra, gravou sozinho metade dos temas de um "Em Banho Maria" ainda em estado embrionário.

Não satisfeito com a primazia da batida programada,  decide gravar a outra metade do disco já com um baterista, sendo escolhido o seu então colega David Pires. Assim definido o repertório de estreia, surgem os primeiros concertos e faltava então quem lhe desse vida em palco. O baterista permanece no seu posto, juntando-se-lhe o exímio António Quintino no baixo eléctrico e, mais tarde, a versátil Íris Sarai nos teclados. É então que lentamente "O Martim" se torna numa proposta cada vez mais colectiva,  num processo de osmose em que "O Martim" é só um, mas na verdade são quatro que se aglutinam e fazem alguma coisa acontecer. Já não um "projecto", mas sim uma concretização, uma realidade.

A realidade que "O Martim" toca e canta situa-se num eixo marginal entre Belém e a discoteca Lux de Santa Apolónia, fazendo escala no Cais Do Sodré durante largas horas. Canta-se a rua, o quarto, a casa de banho, o clube, a casa de banho do clube...Canta-se um lugar mas também um tempo, uma personagem, um Martim que se propõe a ser muitos ao mesmo tempo.

Com pés firmados no que já nos deu a Música Portuguesa (sem esquecer os habituais traços anglófonos da pop e do rock e o aceno cúmplice à ginga brasileira) "O Martim" depara-se agora com o desafio de desbravar território novo nos meandros a que se propõe, não faltando para já um contagiante single, um videoclip engenhoso e acima de tudo, vontade de mostrar o que se sabe e quer dizer.

"Quem tem ouvidos, que ouça" e por vossa saúde, o mais urgentemente possível!

http://www.omartim.com/
http://omartim.bandcamp.com/album/em-banho-maria

1. Banho Maria (3:29)
2. Eu Também Não Sou Poeta (3:08)
3. Domingo de Manhã (2:44)
4. Cais do Sodré (3:53)
5. Cafuné (2:45)
6. Honda Blues (3:19)
7. Toda a Gente (3:29)
8. Belzebu, Meu Amor (3:37)
9. Tu Não És o B Fachada (1:54)