Os bracarenses peixe:avião editaram o seu terceiro álbum, e sucessor de “Madrugada” de 2010, a 16 de Setembro.
O novo trabalho representa, em vários aspectos, uma mudança de direcção em relação aos registos anteriores do quinteto. O disco, homónimo, foi composto durante o ano de 2012 de acordo com uma auto-determinada premissa de composição em contexto da sala de ensaio, contrariando aquilo que, até ao momento, vinha a ser a metodologia de composição adoptada pelo grupo. Em Fevereiro de 2013, foi gravado por Nélson Carvalho nos Estúdios Valentim de Carvalho, finalizando um processo de gravação iniciado pela própria banda.

A crueza da sonoridade e a simplificação do conteúdo musical é transversal aos nove temas que compõem o novo trabalho dos peixe : avião. Talvez por isso a banda nunca tenha soado tão directa e nunca tenha conseguido fundir tão eficazmente as diferentes facetas que assumiram ao longo do seu curto mas preenchido percurso, como agora o fazem. Talvez por isso este seja o álbum que melhor os define.
 
Os peixe:avião apresentaram o seu novo trabalho em primeira mão no Theatro Circo em Braga, a 21 de Setembro e no Centro Cultural de Belém em Lisboa, a 5 de Outubro.

A edição estará a cargo da PAD, editora/colectivo de artistas independente que criaram em 2010 e que, desde então, tem mantido elevados ní­veis de actividade, e editado trabalhos de algumas das mais proeminentes bandas nacionais.

1. Prismas (6:53)
2. Ponto de Fuga (4:42)
3. Pele e Osso (4:16)
4. Espirais (4:02)
5. Avesso (3:51)
6. Torres de Papel (2:44)
7. Ecos (5:15)
8. Voltas Cegas (3:07)
9. Amarras (5:07)

www.peixeaviao.com
www.pad-online.com