Saiu a 16 de Setembro o primeiro disco de longa duração dos Nome Comum, um álbum com oito temas originais, escritos em português, por Bernardo Palmeirim e Madalena Palmeirim. Entre os dois irmãos, da ideia de um surge a frase do outro, e num processo natural e intuitivo de composição as canções são sempre escritas a duas mãos e cantadas a duas vozes. Num formato distintamente acústico, as suas canções propõem uma fusão da tradição musical portuguesa com diferentes universos musicais contemporâneos, passando pelo folk, bossa nova e rock alternativo. “Cuco” é um bestiário de ironias, folias, agonias e outras manias.

A banda foi uma das dez selecionadas para o Apoio à Edição Fonográfica concedido pela GDA em 2013. O disco “Cuco” sucede-se à edição de autor da carta-EP “A Quem Possa Interessar” em 2011, um mini-cd concebido para viajar por encomenda num envelope a descobrir entre as contas da casa.

Nome Comum começou a tocar ao vivo em 2009, apresentando-se em duo. Bernardo Palmeirim, vindo do seu projecto The Grey Blues Bend (com Norberto Lobo na guitarra), juntou-se à sua irmã Madalena (que tem colaborado com Minta & The Brook Trout e They’re heading West) para começarem a compor a duas vozes. Às vozes foram somando-se os instrumentos e, nesse mesmo ano, juntou-se à formação o Gonçalo Castro (baixista dos AbztraQt Sir Q), com quem venceram a edição Jovens Criadores ’09. Em 2011 juntou-se ao projecto o percussionista Nuno Morão, completando o actual quarteto.

O videoclip do single de apresentação – também intitulado “Cuco” – foi realizado por Gonçalo Soares e Sara Coimbra Loureiro nos estúdios Golden Pony, onde o álbum foi gravado e produzido por Pedro Magalhães.

A festa de lançamento do álbum foi a 26 de Setembro, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

1. Ninguém Fica Só (4:58)
2. Cuco (4:10)
3. Alentejar (4:46)
4. Ângulo Morto (5:15)
5. Acordo Tarde (3:30)
6. Anão Gordo (4:16)
7. Dá-me (4:01)
8. Quem Não é Antes Fosse (9:35)

https://www.facebook.com/nomecomum