Edições

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

"A grande surpresa do quarto volume da mostra de bandas bracarenses “À Sombra de Deus” dava pelo nome de Ermo, a singela designação do duo formado em 2011 por António Costa e Bernardo Barbosa e que, apesar da acentuada juventude dos seus membros, ostentava uma originalidade já bem vincada, tanto mais surpreendente quanto rara nestes tempos hegemónicos em que a formatação e as imitações ditam as regras.

Efetivamente, os caminhos maioritariamente eletrónicos que trilhavam eram contaminados por um espírito pop de desolação, muito próximo daquele com que uns This Mortal Coil ou, num universo mais marginal, uns Current 93 tinham marcado uma boa parte dos anos 1980 e que, neste novo milénio, é encarnado por uns The XX, por exemplo, mas que, no caso dos Ermo, se associava a uma ideia de portugalidade que não passava apenas, bem pelo contrário, pela utilização da língua portuguesa.
Nesse volume do “À Sombra de Deus” homenageavam, com “Augusta”, a cidade que os viu nascer, encenando a presença recorrente da Igreja no seu quotidiano através de um falso canto gregoriano, que se mostrava de uma modernidade absoluta. Mas a ideia de portugalidade ainda ficou mais evidente no seu primeiro EP, editado no final desse ano de 2012, em que uma espécie de exaltação épica de Portugal a partir dos feitos dos seus egrégios avós era constantemente torpedeada e tornada risível pelo choque com o lume brando da realidade miserável em que mijotava. E, de certo modo, volta a estar bem visível neste “Vem Por Aqui”, não tanto através da envolvência temática mas mais pelo recurso a sons e ambientes, a estados de espírito, que são património do nosso inconsciente coletivo e que imediatamente reconhecemos como nossos, mesmo que os não consigamos identificar ou isolar.
Mas também aqui a música é exemplar na forma como uma eletrónica minimalista e despojada consegue criar a suficiência sonora para uma voz projetada que deve muito ao canto popular ibérico e que ora grita ora tece malabarismos melódicos dificilmente esquecíveis – com “Correspondência”, o tema escolhido para single, a ser paradigmático desta capacidade em construir impérios melódicos a partir de quase nada. São cantos da terra, não no sentido de música rural ou tradicional, mas no da sua aceção mística em que, a par do fogo, da água e do ar, ela surge como elemento primordial, encerrando em si grande parte dos mistérios da existência. E se é um mistério a individualização e sobrevivência de Portugal enquanto nação secular, contra todas as evidências e as lógicas mais sensatas, não deixa também de o ser a competência e a imaginação necessárias para a conceção de um bom disco – como este “Vem Por Aqui”! (Adolfo Luxúria Canibal)

"Faz-me sofrer, Portugal. Amar-te-ei mais ainda." É esta a premissa para o primeiro single, "Correspondência", do álbum de estreia dos Ermo, "Vem por Aqui", editado pela Optimus Discos, dia 25 de Novembro de 2013.
Disfarçada de canção de amor, "Correspondência" é-o, na medida em que, como uma carta endereçada a um país, ilustra um ternurento afecto por tudo aquilo que este representa. Dando o mote a um álbum que retrata um Portugal degradado, este tema surge como um pedido de desculpas; entre o amor e o ódio, fica um verso: "que quem se maltrata, se maltrata por amor".
Ermo é um projecto bracarense que pisou um palco pela primeira vez em 2012. Motivados pela vontade de desenvolver uma sonoridade ímpar, trazem à mistura, ecos do imaginário português, a música tradicional que dele advém e electrónica marcadamente influenciada pela arte feita em Braga durante os anos 80.
O seu primeiro EP foi editado no final do ano passado, tendo sido muito bem recebido pela crítica, figurando em várias listas dos melhores registos do ano 2012. Apontados como uma das maiores promessas musicais para 2013, por publicações como o P3 e a TimeOut, editaram a 25 de Novembro o seu álbum de estreia, "Vem por Aqui", com o selo da Optimus Discos.

Os Ermo são o António Costa (voz) e Bernardo Barbosa (electrónica).
O disco foi gravado nos estúdios Lobo Mau, em Guimarães, por Luis Salgado que também fez as misturas.
Foi masterizado por Ghuna X.

http://optimusdiscos.pt/discos/artistoptimusdiscos/vem-por-aqui
ermo.bandcamp.com
facebook.com/ermo.braga
Management:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

1. Eu Vi O Sol (4:02)
2. Correspondência (3:33)
3. Macau (3:26)
4. Porquê (4:51)
5. Primavera (3:21)
6. Fronteira (2:18)
7. Projéctil (1:58)
8. Pangloss (4:53)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.