Edições

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Foi em finais dos anos 80, mais concretamente em Abril de 1988 que surgiram Os Gnomos, numa cidade de Braga que respirava música rock. Na cidade decorriam concertos frequentemente e a afluência da juventude verificava-se em massa. Foi nesse cenário que decorreu o primeiro concerto, organizado pelos próprios Gnomos, na Cave do Índio, a 08 de Maio de 1988. A partir desse concerto surgiram muitos convites para tocar em muitos espaços, alguns deles míticos, como o Som Pedro e o Deslize Bar, locais pequenos que enchiam com facilidade e contribuiam para um ambiente inigualável e de energia ímpar.

Os Gnomos eram integrados por 5 adolescentes em busca de um som que se desejava próprio mas que as limitações técnicas e a idade não permitiam ultrapassar. Todos eles eram auto-didatas, excepto o Artur que tinha formação de violino na Gulbenkian.
O grande concerto surgiu a 15 de Janeiro de 1989, em que foram convidados a fazer a 1ª parte dos Xutos e Pontapés, na comemoração do seu 10º Aniversário, realizado no Theatro Circo, em Braga.
O único tema que deixaram em registo discográfico chamava-se Destino, e fez parte da compilação "À Sombra de Braga Volume 1", produzido por Bula (Guitarrista dos Bateau Lavoir) e por Adolfo Luxúria Canibal (vocalista dos Mão Morta) e foi gravado nos Estúdios Tchachacha em Algés. 
Seguiram-se alguns espectáculos, mais de uma dezena, onde se destacam as passagens pelo Theatro Circo, novamente, Avenida Central, para um programa da Rádio Universitária, Clube dos Caçadores, Luxor,,...
A banda terminou em 1990, após um concerto realizado na Discoteca Indústria. Ainda hoje não se sabe bem porquê, embora tenha contribuido o facto de alguns elementos terem de ir para a Universidade e as prioridades terem sido outras!
Vinte e um anos depois, após a marcação de um jantar onde alguns se iriam rever duas décadas depois, decidiram reactivar o projecto e começaram a compor temas novos, com uma sonoridade mais moderna. As ideias são todas da autoria do Filas e depois são trabalhadas em ensaio, dando cada um o seu contributo para o trabalho final. As letras são feitas por alguns dos elementos de Os Gnomos e também recorrem a alguns amigos, José Carlos Miranda e Rita Rhodes.

Houve apenas uma alteração à formação inicial e, agora, os Gnomos são:
- Pi (Voz)
- Filas (Guitarra)
- Artur Pires (Teclas)
- Pedro Aguilar (Baixo)
- Nuno Pita (Bateria)

Para comemoração do 25º Aniversário, Os Gnomos decidiram entrar em estúdio (Eight Ball Studio) para gravar 6 temas originais, onde se destaca “1 de Abril”, single de lançamento.  A gravação e produção do EP esteve a cargo de Bruno Gonçalves.
Para promover o EP e o single “1 de Abril”, Os Gnomos gravaram o video de estreia no Bo Zen nos dias 14 e 15 de Fevereiro.

https://www.facebook.com/gnomos.braga

1. 1 de Abril (4:13)
2. Ofélia (4:18)
3. Não Sei (2:59)
4. Não Consigo Evitar (3:02)
5. Junto à Porta (3:36)
6. Esboço de Mim (3:55)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.