Foi em finais dos anos 80, mais concretamente em Abril de 1988 que surgiram Os Gnomos, numa cidade de Braga que respirava música rock. Na cidade decorriam concertos frequentemente e a afluência da juventude verificava-se em massa. Foi nesse cenário que decorreu o primeiro concerto, organizado pelos próprios Gnomos, na Cave do Índio, a 08 de Maio de 1988. A partir desse concerto surgiram muitos convites para tocar em muitos espaços, alguns deles míticos, como o Som Pedro e o Deslize Bar, locais pequenos que enchiam com facilidade e contribuiam para um ambiente inigualável e de energia ímpar.

Os Gnomos eram integrados por 5 adolescentes em busca de um som que se desejava próprio mas que as limitações técnicas e a idade não permitiam ultrapassar. Todos eles eram auto-didatas, excepto o Artur que tinha formação de violino na Gulbenkian.
O grande concerto surgiu a 15 de Janeiro de 1989, em que foram convidados a fazer a 1ª parte dos Xutos e Pontapés, na comemoração do seu 10º Aniversário, realizado no Theatro Circo, em Braga.
O único tema que deixaram em registo discográfico chamava-se Destino, e fez parte da compilação "À Sombra de Braga Volume 1", produzido por Bula (Guitarrista dos Bateau Lavoir) e por Adolfo Luxúria Canibal (vocalista dos Mão Morta) e foi gravado nos Estúdios Tchachacha em Algés. 
Seguiram-se alguns espectáculos, mais de uma dezena, onde se destacam as passagens pelo Theatro Circo, novamente, Avenida Central, para um programa da Rádio Universitária, Clube dos Caçadores, Luxor,,...
A banda terminou em 1990, após um concerto realizado na Discoteca Indústria. Ainda hoje não se sabe bem porquê, embora tenha contribuido o facto de alguns elementos terem de ir para a Universidade e as prioridades terem sido outras!
Vinte e um anos depois, após a marcação de um jantar onde alguns se iriam rever duas décadas depois, decidiram reactivar o projecto e começaram a compor temas novos, com uma sonoridade mais moderna. As ideias são todas da autoria do Filas e depois são trabalhadas em ensaio, dando cada um o seu contributo para o trabalho final. As letras são feitas por alguns dos elementos de Os Gnomos e também recorrem a alguns amigos, José Carlos Miranda e Rita Rhodes.

Houve apenas uma alteração à formação inicial e, agora, os Gnomos são:
- Pi (Voz)
- Filas (Guitarra)
- Artur Pires (Teclas)
- Pedro Aguilar (Baixo)
- Nuno Pita (Bateria)

Para comemoração do 25º Aniversário, Os Gnomos decidiram entrar em estúdio (Eight Ball Studio) para gravar 6 temas originais, onde se destaca “1 de Abril”, single de lançamento.  A gravação e produção do EP esteve a cargo de Bruno Gonçalves.
Para promover o EP e o single “1 de Abril”, Os Gnomos gravaram o video de estreia no Bo Zen nos dias 14 e 15 de Fevereiro.

https://www.facebook.com/gnomos.braga

1. 1 de Abril (4:13)
2. Ofélia (4:18)
3. Não Sei (2:59)
4. Não Consigo Evitar (3:02)
5. Junto à Porta (3:36)
6. Esboço de Mim (3:55)