Arquivo

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

«Boom do Rock Português (ou do rock cantado em português): Começou a explodir com os concertos internacionais, pois os grupos locais faziam sempre a primeira parte. Era moda e estava na moda. Grande impulso na rádio com o "Rock em Stock", de Luís Filipe Barros, no FM da Rádio Comercial. Seus Arautos: UHF e Rui Veloso. Mais tarde vieram os Taxi, Jafumega, Lena d'Água com a Salada, Heróis do Mar, Aqui del Rock, Adelaide Ferreira e mais de uma dezena que ficaram pelo caminho.»

Luís Vitta, Blitz, 14 de Maio de 1985


«É fácil gravar um disco, mas também é muito mais fácil não gravar mais nenhum.»

António Manuel Ribeiro, Luso Clube, 1988


«Acho que o 'Chico Fininho' foi muito importante porque, de repente, editoras que não tinham nada a ver com música moderna, como a Polygram, começaram a assinar grupos. Tu ias lá com duas guitarras e uma bateria e assinavas. E outras editoras que se fizeram, estou-me a lembrar da Rotação, que descobriu uma série de projectos, inclusivamente os Xutos & Pontapés (...)»

António Manuel Ribeiro, Blitz, 1990


«Eu fui músico durante quinze anos. Comecei a tocar em princípios de oitenta, ou seja, passei por todas as fases: tive más condições, tive boas condições, tive condições péssimas... tive coisas mal organizadas. A minha escola foi mesmo a estrada.»

Carlos Vieira, 1998


«...achei muito positivo o facto de as pessoas começarem a tocar descomplexadamente, a compor em português e a ir para a estrada. Isto foi um aspecto importante desse boom do rock português, depois houve o aparecimento do Veloso, que foi também importante...»

Sérgio Godinho, Blitz 726, 1998


«Nos anos 80, não havia profissionais. Havia até a moda dos grupos não profissionais. Era "bom" ter outras carreiras "porque havia mais amor à música", dizia-se na altura. Era bom, portanto, ser médico, engenheiro ou pintor.»

Manuel Faria, DN, 1999


«Basta lembrar que estivemos [EMI-VC] quase um ano sozinhos. Não tínhamos concorrência nenhuma. Não havia mais ninguém... Havia apenas o Rui Veloso... Depois houve os «Cavalos de Corrida» dos UHF...e só na altura em que a gente editou os GNR é que a Polygram saiu com os Táxi. Eles foram apanhar um cavalo que tinha entrado por ali a correr e que não sabiam o que era...»

David Ferreira, Promusica, Julho 2001


Nos anos oitenta, do rock português, dos cinco ous seis grupos da primeira vaga que ficaram, UHF eram da Valentim, assim como GNR. A isto há a acrescentar os Táxi, da Polygram... Mais tarde os Heróis do Mar na Polygram...Depois mais tarde António Variações na Valentim, e completamente a correr por fora, os Xutos. Ou seja, falar da fase Rock Português, mais de 50% dos nomes relevantes eram Valentim e passam a ser EMI-Valentim de Carvalho.

idem, idem


«Encontrámos uma comunicação social muito aberta. Entre o que seria um guião previsto de um programa do Júlio Isidro ou um programa do Jorge Pego ou do Luís Filipe Barros, e aquilo que era o programa final, havia uma grande liberdade. Toda a gente participava. Entrava-se numa estação de rádio e um disco tinha fortíssimas chances de ser ouvido. Passava de imediato para o prato.»

idem, idem


«Existe muito por cá o jornalismo de secretária. Nos anos 80, havia mais militância e isso notava-se nos concertos, no número considerável de maquetes que circulavam nas rádios. Chegava a casa, sintonizava o rádio na Radio universidade Tejo e ouvia o malhão tocado em bidons por uma banda industrial do barreiro, coisas assim, surpreendentes. Alguns anos depois, apareceram várias editoras independentes que tinham amor à camisola, editavam uma banda desconhecida em que eles acreditavam. Muitas desapareceram porque esses discos vendiam muito pouco e perdiam dinheiro. Por muito boa vontade que tivessem, havia contas para pagar.»

Tó Trips, 2001


«Com quatro anos sobre o 25 de Abril, grupo que tocasse rock, era um grupo de guedelhudos e drogados. Éramos corridos das salas de ensaios nos momentos mais dramáticos, quando íamos gravar uma maqueta ou fazer um ensaio para um concerto.»

António Manuel Ribeiro, NG, 2003


«[Essa época dourada da música eléctrica portuguesa foi] uma lição para as editoras, para terem ganas. Uma lição para os artistas se lembrarem de como podem ir longe a escreverem em português, porque há uma maior proximidade com o público. E é também uma lição para os media pela abertura que demonstraram.»

David Ferreira, Público, 2003


 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.