BIOGRAFIA

O grupo surgiu em Novembro de 1985 na cidade do Porto. Começaram por se chamar A Moral dos Idiotas mas rapidamente mudaram de nome para Os Cães, A Morte E O Desejo. A primeira formação incluía Carlos Moura (voz), Guilherme Lucas (guitarra ritmo), Vítor Guedes (guitarra solo), Pedro Duarte (baixo) e Pi (bateria).

Já com Calheiros na bateria gravam, em Dezembro desse ano, o tema "Elvis - Swing de Uma Noite de Verão" para o duplo LP "Divergências" da Ama Romanta. O grupo inseria-se no movimento Rockabilly/Psychobilly.

Calheiros e Pedro Duarte saem do grupo e Carlos Moura passa para a bateria. Para o lugar de vocalista entrou Rodrigo Gramacho.

Os primeiros concertos da banda realizam-se no Solar da Cruz Vermelha, em Massarelos, Porto,  nos dias 12 de Julho e 2 de Agosto de 1986.

Em Setembro desse ano mudam o nome para Cães Vadios.

No início de 1987, a Ama Romanta lançou um single, produzido por Nuno Rebelo, com os temas "Cães Vadios", "Bêbado" e "Marcianos".Cães Vadios O lado A toca a 45 RPM e o B, com dois temas, a 33 RPM.

A k7 "Bem Fundo", de 1991, é editada em França pela indie "Eat Rekords" e distribuída na Alemanha com o fanzine "Urbem".  Nesta altura a banda já estava virada para o hardcore [NECROCORE-SEXOCORE-LOVECORE] e na nova formação militavam David Dano (voz), o ex-Cagalhões Óscar Q. (baixo), Guilherme Lucas (guitarra) e Carlos Moura  (bateria).

O tema "Bem Fundo" é incluído na compilação "Distorção Caleidoscópica" com o teledisco a ser divulgado no programa Pop-Off.

Em Outubro de 1992 fizeram a primeira parte dos três concertos que os Young Gods deram em Lisboa, Coimbra e Porto.

Em 1993 mudam de baterista com a entrada de Zé Borges (ex-Alucina Eugénio).

Gravam uma nova maqueta com os temas "Sou Único", "Mental City" e "Só". "Mental City" é incluído na compilação "Portugal Rebelde Vol.1"  e " Sou Único " aparece na primeira colectânea da revista "Ritual Rock".

O último concerto da banda ocorreu na 4ª edição das Noites Ritual Rock, em 28/10/1995.

O grupo chegou a gravar um álbum mas que depois decidiram não editar.

DISCOGRAFIA

Cães Vadios (Single, AmRo, 1987)

Colectâneas

Divergências (1986) - Elvis [OS CÃES, A  MORTE E O DESEJO]
Distorção Caleidoscópica (1992) - Bem Fundo
Portugal Rebelde Vol.1 (1994) - Mental City
Ritual Rock 1 (1995) - Sou Único

COMENTÁRIOS

Em entrevista ao fanzine portuense "Ressaca Viciosa" afirmavam que os seus objectivos passavam por "divertirem-se, ganharem muito dinheiro e comprarem um cadillac a curto prazo" e indicavam que uma das suas influências principais era o cantor Daniel Bacelar.

«Concursos nunca. É pôr a cabeça a prémio. Arriscas-te a ser ultrapassado por uma banda que tu sabes que é medíocre. Se  não houvesse concursos, as bandas seriam conhecidas à mesma, pois as coisas seriam feitas de maneira diferente, porque o público quer bandas e quer música. Os concursos são uma infantilidade primária.» CV/Ritual 3 (1991)

«Os Cães Vadios eram uma das minhas bandas preferidas nos anos 80 (e inícios de 90). Cheguei a vê-los ao vivo uma série de vezes. Têm canções incríveis como "Rei Dor" ou "Cosmos do Amor". Acho que chegaram a gravar um álbum mas depois decidiram não editá-lo.» Cristiano Pereira/FS

«E o mais estranho é que esta [a cena de Coimbra que originou nomes como M'as Foice e Tédio Boys] é uma abordagem única em Portugal, estritamente coimbrã, sem paralelo com qualquer outra cena nacional - excepção para o restrito núcleo portista ligado a Os Cães, A Morte e O Desejo, depois Cães Vadios, e ao fanzine de Espinho 'Cadavre Exquis', em meados dos anos 80. Concluindo, a tua loucura é a loucura do rock & roll e essa, na minha modesta opinião, é o melhor bálsamo que nos pode acontecer...»  Adolfo LC

NO RASTO DE...

Óscar está ligado à loja de discos Piranha. Tocou com os Speedtrack. Faz parte dos Motornoise.

David Pontes é jornalista e já passou por vários jornais. Actualmente é sub-director do "Jornal de Notícias".

Guilherme Lucas foi o único elemento original que se manteve até ao final da mesma em 1995. Uma década depois regressou à actividade musical com a formação dos Dead Singer. O grupo interpreta ao vivo alguns temas dos CÃES VADIOS.

O baterista Paulo David fez parte dos Heavenwood.