Directório

Último Podcast (9 Dez 2017)

Clica para ouvir

Entrevista: Waste Disposal Machine

Waste Disposal Machine

Entrevista com Happy Farm

Happy Farm

Entrevista com Grog

Grog

Entrevista com Galo Cant'às Duas

Galo Cant'às Duas

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Em 1981, Fernando Cunha (guitarra), João Carlos (baixo) e Silvestre (teclas) começam a ensaiar numa garagem.

No ano seguinte entra Miguel Ângelo, o irmão mais novo de João Carlos, que canta o "Amor" dos Heróis do Mar como teste de admissão na banda. (1) Entra também Carlos Rouco (guitarra), para sair ainda no mesmo ano.

O baterista Pedro Molkow entra já no ano de 1983. No final desse ano dão o seu primeiro espectáculo, no casamento da irmã de Fernando Cunha, em Cascais, junto ao mar do Guincho.

António Cunha, irmão de Fernando e empresário do grupo, baptiza o grupo de "Delfins", num intervalo das misturas do 1º single. O disco com os temas "Letras" e "O Vento Mudou" é editado pela Fundação Atlântica. A versão máxi-single inclui "O Vento Mudou" no lado A e "Letras" no Lado B.Delfins

Participam no Festival RTP da Canção com o tema "A Casa da Praia" que fica em último lugar. João Carlos sai da banda para ingressar no Serviço Militar Obrigatório e é substituído por Carlos Brito de Sá. Em Janeiro de 1986, Carlos Brito de Sá sai e entra Rui Fadigas. Jorge Quadros entra para o lugar de Pedro Molkow. 

Carlos Maria Trindade produz uma maqueta com os temas "A Baía de Cascais", "Estrelas do Rock'n'Roll", "O Caminho da Felicidade" e "Peço Desculpa", que não obtém resposta satisfatória junto das editoras. O grupo vai para estúdio e grava o disco a expensas próprias. Marité (ex-Kutchi Kuchi) é convidada para os coros.

"Baía de Cascais", ainda em maqueta, é divulgada por Jorge Pêgo no programa "TNT". Participam também num programa de televisão de Carlos Cruz com os temas "Baía de Cascais" e "Estrelas do Rock'n'Roll".

Os Delfins apresentam o disco no Coconuts, em Cascais, preparando-se para uma edição de autor. Entusiasmam alguns executivos convidados para o evento, especialmente com a versão de "Canção de Engate" de António Variações que tocaram no "encore", e que não estava no disco. Acabam por assinar contrato com a EMI. Voltam a estúdio para gravarem "Canção de Engate" que seria incluído no alinhamento do álbum "Libertação", lançado em Abril de 1987. 

Em 1988, Marité é substituída por Nicole Eitner nas vozes e o teclista Silvestre é substituído por Nuno Canavarro. O álbum "U Outro Lado Existe", com produção de Carlos Maria Trindade, é editado em 8 de Junho. O disco inclui temas como "Bandeira", "1 Só Céu" e "Aquele Inverno". Nesse ano fazem a primeira parte do concerto dos Simply Red, em Cascais. 

Em Dezembro de 1988 é editado um máxi com a regravação de três temas do LP: "1 Lugar ao Sol", "Sombra de uma Flor" e "1 Só Céu". Nuno Canavarro é substituído por Luís Sampaio (ex-Radar Kadafi). 

Em 1989 actuam no Printemps de Bourges (França), na Aula Magna, e no Festival de Sagres. Nicole Eitner vai estudar para a Alemanha e abandona o grupo. 

Os Delfins mudam da EMI para a BMG, estreando o catálogo nacional da editora. "Desalinhados", editado em Junho 1990, inclui temas como "Nasce Selvagem", "Marcha dos Desalinhados" e "Cartas de Portugal".

Carlos Maria Trindade toca na digressão de apresentação do disco. Em Setembro actuam na primeira parte do concerto de Tina Turner no estádio de Alvalade. É editado o máxi-single promocional "Como Uma Criança".

Em Maio de 1991, a EMI-VC lança a compilação "1 Só Céu - 86/89" que teve a colaboração do grupo. A BMG reeditou em CD o álbum "Desalinhados" com mais dois temas que a edição em vinil: "Estrada do Guincho" e a versão de "Song For Europe" dos Roxy Music. É editado em máxi uma nova versão de "Se Eu Pudesse um Dia...". Nesse ano asseguram a parte instrumental do álbum "Manifesto" de Carlos Rouco.

As irmãs Dora e Sandra Fidalgo (ex-Blah Blah Magazine) entram para o grupo. Rui Fadigas e Jorge Quadros saem do grupo e são substituídos por Pedro Ayres Magalhães e Emanuel Ramalho. 

Miguel Ângelo, Fernando Cunha e Pedro Ayres Magalhães são três dos elementos fundadores do projecto Resistência. Em 1992, os Delfins actuam em Sevilha, durante a Expo 92.

Em Junho de 1993 é editado o álbum "Ser Maior - Uma História Natural" (2CD, 3LP) gravado nos estúdios "1 Só Céu", propriedade do grupo. Rui Fadigas regressa ao grupo, passando Pedro Ayres Magalhães para as guitarras acústicas. Actuam em Alvalade no espectáculo "Portugal ao Vivo", no Zénith de Paris e esgotam três noites no Teatro da Trindade, em Lisboa. 

Em Outubro de 1993 são convidados para musicar a peça "Breve Sumário da História de Deus de Gil Vicente", do Teatro Experimental de Cascais, com encenação de Carlos Avilez. Além de assinarem a banda sonora, alguns membros do grupo desempenharam papéis na peça. A estreia da mesma foi em Fevereiro de 1994. O grupo participa entretanto no disco de homenagem a António Variações, com uma versão de "Sempre Ausente", e com "Vejam Bem" em "Os Filhos da Madrugada cantam José Afonso".

Em 1995 deslocam-se a Macau e actuam no "Portugal ao Vivo II". Em Dezembro desse ano é editada a compilação "O Caminho da Felicidade", com os inéditos "A Nossa Vez" e "Sou Como Um Rio", que se torna um grande êxito. Actuam no Rio de Janeiro, na primeira parte de um concerto de Fernanda Abreu. 

DelfinsParticipam na banda sonora do filme "Adeus Pais" com "Não Vou Ficar". Em Dezembro de 1996 é editado o álbum "Saber A~Mar", gravado em vários países, que contou com a participação de Roberto Fréjat (Barão Vermelho), Paulinho Moska, Gabriel, o Pensador, percussionistas brasileiros e africanos, a secção de metais de Djavan e ainda um coro zulu.

Em 1997, a União Lisboa e a BMG homenagearam o grupo com a atribuição de um "Golfinho de Ouro" por vendas superiores a 500.000 discos. Ainda nesse ano esgotam 3 noites do Coliseu dos Recreios e actuam na Brixton Academy, em Londres. Dora abandona o grupo nesse ano. 

Em 1998 é editado em alguns países o álbum "Azul" com versões cantadas em castelhano. São também editados os álbuns "Invisivel" de Fernando Cunha e "Timidez" de Miguel Ângelo.

Depois do regresso do baterista Jorge Quadros e da vocalista Nicole Eitner, o grupo passa a contar com sete elementos. O grupo edita, em 2000, o álbum "Del7ins" que não obtém o sucesso desejado. O grupo é o escolhido para cantar o tema do genérico do programa "Big_Brother".

Em 2001, o grupo apresentou-se ao vivo com a digressão "As Outras Canções" na qual tocaram versões acústicas dos 16 temas mais votados, por cidade, de uma lista de 35. As canções foram apresentadas através de uma história relacionada, uma impressão, ou até de uma pergunta do público.

O álbum "Babilónia" é editado em Outubro de 2002. 

Em 2003, o grupo apresenta-se ao vivo no Coliseu dos Recreios num espectáculo que contou com a participação de Rui Pregal da Cunha, Pedro Oliveira, Ana Deus, entre outros.

É lançado o DVD "Baia de Cascais '96" que inclui o espectáculo gravado, em 1996, durante a digressão "Caminho da Felicidade".

Ainda em 2003 é editada a compilação "Caminho da Felicidade II". O disco inclui os inéditos "Ouve" e "O Teu Nome" e uma nova versão de "1 Lugar ao Sol".

É lançado um disco de tributo apenas com versões punk de temas do grupo.

Dora Santiago regressa ao grupo. Em 2005 são editados os registos dos espectáculos "Corpo e Alma" no formato CD e DVD. O DVD "Corpo e Alma" (Magic Info) é o segundo DVD do grupo.

Em 2007 é editado o álbum "Delfins" que foi gravado em Inglaterra.

(1) Os Delfins surgem no fundo em 83, 84, porque quando me juntei ao grupo que existia na altura, não era Delfins. Era "Fanfarra", tínhamos outras musicas, outro estilo musical. MA/Expresso

DISCOGRAFIA

Libertação (LP, EMI, 1987)
U Outro Lado Existe (LP, EMI, 1988)
Desalinhados (LP, BMG, 1990)
1 Só Céu - 86/89 (Compilação, EMI, 1991)
Ser Maior - Uma História Natural (2CD, BMG, 1993)
Breve Sumário Da História de Deus (CD, BMG, 1994)
O Caminho Da Felicidade (O Melhor Dos Delfins) (Compilação, BMG, 1995)
Saber A Mar (CD, BMG, 1996)
Azul (CD, BMG, 1998)
Del7ins (CD, BMG, 2000)
Babilónia (CD, BMG, 2002)
O Caminho Da Felicidade II (Compilação, Farol, 2003)
Corpo e Alma (CD, Farol, 2005)
Delfins (CD, Som Livre, 2007)
Urso

SINGLES

O Vento Mudou/Letras (Máxi, Fundação Atlântica, 1984)
Letras/O Vento Mudou (Single, Fundação Atlântica, 1984)
A Casa da Praia (É Apenas Um Sentimento)/A Casa da Praia (mistura de Areia) (Single, Fund. Atlântica, 1985)
O Caminho Da Felicidade/O Caminho Da Felicidade (inst) (Single, EMI, 1987)
O Caminho Da Felicidade/A Voz do Crime (Single, EMI, 1987)
Bandeira (Versão Combate)/A Chama Ardente/Libertação (Máxi, EMI, 1988)
1 Lugar ao Sol/À Sombra de Uma Flor/1 Só Céu (Máxi, EMI, 1988)
Se Eu Pudesse Um Dia (Maxi, BMG, 1991)
Ao Passar Um Navio (Single, 1993, BMG)
Ser Maior (Single, BMG, 1993)
A Queda de Um Anjo ( ao Vivo no Teatro da Trindade) (Single, BMG, 1995)
Saber a~Mar (Single, BMG, 1997)
Hoje (Single, BMG, 2000)
Vive (Single, BMG, 2000)

COMPILAÇÕES SE

1 Lugar Ao Sol - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1996)
Lugar Ao Sol - Colecção Caravelas (Compilação, EMI, 2004)
Grandes Êxitos (Compilação, EMI, 2006)

Colectâneas

Johnny Guitar (1993) - Sal, Live Mix
As Canções de António (1994) - Sempre Ausente
Filhos da Madrugada (1994) - Vejam Bem
Timor Livre (1995) - 1 Lugar Ao Sol / Só o Amor / Solta os Prisioneiros
Sons de Todas as Cores (1997) - Love
Onda Sonora (1998) - Canção de Engate (In Variações Memory Remix)
Tudo Por Amor (2002) - Podes Perguntar-me/Vais e Vens/A Vida é Bela/Vou Sorrir
Concertos Íntimos (2004) - Ouve
Sporting (2005) - Leão de Fogo/Só Eu Sei

NO RASTO DE...

Dora Fidalgo fez parte do projecto musical Linha da Frente, tendo como um dos seus objectivos a arte de representar, dando prioridade à música. Regressou ao grupo para os espectáculos "Corpo & Alma".

João Carlos Magalhães formou os Pastores Envelhecidos que depois mudariam de nome para Astronautas. Lançaram dois álbuns.

Miguel Angelo lançou a solo o álbum "Timidez" e participou na banda sonora do filme "Zona J". Editou os livros "A Queda de um Homem", "Calor" e "A Resistente". Também foi o autor da novela interactiva "Venha o Diabo e Escolha".

Marité esteve nos Barbarella/Santaluzia. Editou discos com os Ravel ("Quimera" e "Terra"). Lançou dois discos a solo (1999 e 2005). É casada com Fernando Cunha.

Sandra Fidalgo lançou um disco a solo em 2005 ("Diário Azul"). Colaborou com nomes como Sérgio Godinho, Jorge Palma e Rui Veloso.

Nódoa Negra foi um projecto, surgido em 1992, com Emanuel Ramanho (bateria), José António Aguiar (baixo), Sandra e Dora, António Gonçalves (guit) e Pedro (teclas).

Share

Parcerias

 
A Trompa NAAM  

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems Tryphon