Directório

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Nasceu em 1960 em Basileia, na Suiça, filha de pai suíço e mãe italiana, mas veio viver para o Porto em 1971.

Ainda estudante no Colégio Alemão, encontra José Calvário no Aeroporto de Lisboa a quem revela que adorava cantar. É convidada pelo maestro para uma audição. Nesse dia gravaria os três temas do álbum "Hoje Há Conquinhas Amanhã, Não Sabemos" da Banda do Casaco.

Em 1978 obtém grande sucesso com o single "Põe os Teus Braços à Volta de Mim". No ano seguinte, fica em segundo lugar no Festival da Canção com "Eu Só Quero".

No verão de 1979 é gravado, em Zurique, o álbum "Video". O primeiro single é "Amor É Mais" mas o temaGabriela Schaaf mais popular foi "Homem Muito Brasa".

Depois do Festival RTP da Canção surgiu a oportunidade de sair de Portugal. Nessa tomada de decisão também pesou algum desencanto com o meio artístico e a vontade de viajar. Vai viver para Zurique, na Suiça, onde faz teatro amador, trabalha em publicidade e faz traduções.

Depois de algumas peripécias nas Caraíbas vai para Nova Iorque. Para sobreviver dá aulas de português e alemão. Aproveita para ter lições de canto e dança, incluindo de "jam-session" com o pianista Peter Allen.

O álbum "Outra Vez" foi gravado em Nova Iorque, em Junho de 1982. O disco, com produção de Jerry Marotta e de Nuno Rodrigues, inclui temas como "O Meu Mais-Que-Tudo", "Leva-Me Ao Cinema", "Outra Vez", "A Ilusão", "Taxi Girl Do Meu Coração", "Posta-Restante", "Axe", "Long Time", "Telefona P'ra Semana (O Aluno Exemplar)" e "Pequenos Nadas".

Regressa a Portugal em 1985. Apesar de desejar gravar um novo disco e de dar espectáculos acalentava o desejo de se dedicar mais a sério ao mundo da moda, uma actividade que a fascinava.

Actua no Festival da Canção de 1986 onde interpreta o tema "Cinza e Mel". Em Novembro desse ano é lançado um máxi-single com  os temas "Only a Fool" e "Same Mistake". O disco foi gravado no Landsdown Studios, em Bath, pequena localidade a Oeste de Londres.

Volta para Zurique, em 1988, onde ainda vive. 

Em 1997 é lançado, na série Caravela, o disco "Põe os Teus Abraços à Volta de Mim" que inclui temas gravados entre 1978 e 1982.

Em 1998 revelou à coluna "O Que é Feito de?" do jornal "O Independente" que estava a preparar um disco para ser lançado em Portugal. 

DISCOGRAFIA

Video (LP, EMI, 1979)
Outra Vez (LP, EMI, 1982)

SINGLES

Põe os Teus Braços à Volta de Mim/Cai Boca, Cai Beijo (Single, Decca, 1978)
Eu Só Quero/Eu Só Quero (Instrumental) (Single, Decca, 1979)
O Amor é Mais (Single, EMI, 1979)
Homem Muito Brasa (Single, EMI, 1980)
Leva-me Ao Cinema/Taxi Girl do Meu Coração (Single, EMI, 1982)
Only a Fool (Máxi, Polygram, 1986).

COMPILAÇÕES SE

Põe os Teus Braços à Volta de Mim - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1997)

COMENTÁRIOS

Outro disco que comprei à data do lançamento (Video - Gabriela Schaaf) e que é hoje uma raridade nunca reeditada. Este álbum de estreia é a primeira grande demonstração do génio da dupla António A. Pinho/Nuno Rodrigues como escritores de canções pop, em actividade paralela à Banda do Casaco. Tem um tema disco fantástico ("O Amor é Mais"), canções muito simples, tiques new wave, bossa nova... E a voz inconfundível de Gabriela Schaaf, de quem ainda hoje sou fã e que, infelizmente, nunca mais gravou nada a partir de 1986. Aqui, também podia ter escolhido os singles "Teu Ponto Final", de Lara Li, ou "Qualquer Dia, Quem Diria", de Concha - dois outros exemplos da arte Pinho/Rodrigues no mesmo ano.

Rodrigo Affreixo em declarações ao Público (2002) a própósito da festa "Super Cock"

NO RASTO DE...

Tem uma produtora, a "Look and Listen" e vende a voz para a rádio e televisão.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.