Directório

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Em Setembro de 1986, Armando Teixeira (guitarra, voz), Luís Paiva (teclas) e Pedro Cabral (baixo) juntam-se para formar os Ik Mux. O nome do grupo foi inspirado no nome do pintor Edvard Munch. As suas principais influências centravam-se na música Alternativa/Dance/Industrial na onda dos Clan of Xymox ou Dance Society. 

O primeiro concerto foi no 5º concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous. Ainda antes das meias finais desse concurso ocorrem algumas modificações na formação. Paulo Coelho (ex-Dinamo Ibérica) inicia-se como vocalista (através de uma resposta a um anúncio publicado no jornal Blitz) e Pedro Cabral é substituído temporariamente por Jorge Dias (ex-Dinamo Ibérica). O grupo é eliminado na meia-final que teve como vencedores os Sitiados.

Após esse concerto o baixo passou a ser sequenciado tal como acontecia com a Caixa de Ritmos. Seguiram-se vários concertos Ik Muxe ficam em 3º lugar no III concurso de música moderna da Amadora. 

O grupo chega a gravar um disco mas a editora MBP, que pagou a gravação do disco, foi à falência.

Gravam o teledisco de "Novo Estado Novo" [tema em que samplaram a voz de Salazar] no espaço do Clube Português de Artes e Ideias, na Feira de Indústrias de Cultura (1989). Este teledisco, realizado por José Pina,  ganhou o primeiro prémio num festival do Porto, em 1990.

São uma das bandas participantes no Concurso Aqui D'el Rock organizado pela RTP. Participam também no Concurso Pepsi/RFM que acabariam por vencer. Como prémio tiveram direito à gravação de um disco. 

Os temas do grupo são incluídos em várias colectâneas e o grupo chega a receber algumas propostas de editoras estrangeiras interessadas no trabalho do grupo.

Os concertos começaram a rarear o que originou alguma desmotivação. É uma fase em que os elementos do grupo começaram a dividir-se por outros projectos. 

O disco só seria editado em Fevereiro de 1994 apesar de ter sido gravado entre Julho e Setembro de 1992. "Alma do Insecto" inclui os temas "Lugosi e Garbo", "Chuva Ácida" (o primeiro tema composto pelo grupo), "Shirley", "Germe, "Em Chamas" e "A Alma do Insecto". Optaram por incluir as músicas que marcaram as fases do grupo embora considerassem que algumas músicas importantes tenham ficado de fora.

A banda já tinha praticamente acabado quando fizeram o disco por isso não foi de estranhar que terminassem as suas actividades logo a seguir.

DISCOGRAFIA

Alma do Insecto (CD, Polygram, 1994)

Colectâneas

Insónias (1989) - NOVO Estado NOVO
Cybernetic Biodred Transmission (1992) - 1º Encontro Entre Lugosi e Garbo
Coma - International Sample (1992) - Toda a Atracção Pelo Choque me Trai
Corrosão Cerebral (1992) - Germe

NO RASTO DE...

Armando Teixeira continua nos Bizarra Locomotiva. Formou os Boris Ex-Machina e esteve bastante tempo nos Da Weasel. Mais recentemente formou os projectos Balla e Bulllet.

Luís Paiva e Paulo Coelho formaram os Pukaroo, em 1996.

Paulo Coelho está nos More República Masónica desde 1989.

Luís Paiva chegou a tocar com os Kandinski.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.