Directório

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Helena Maria de Jesus Águas, filha do conhecido jogador de futebol José Águas, nasceu a 16 de Junho de 1956, em Lisboa. Começou a cantar apenas para amigos em festas particulares. Com 18 anos participa na peça de teatro "Viagem à Iris" em que entravam também os músicos Armando Gama e Ramiro Martins (seu futuro marido). 

Em 1976, poucos meses depois do nascimento da sua filha Sara, entra para os Beatnicks. O grupo grava  um single com os temas "Somos o Mar" e "Jardim Terra". Saí do grupo em 1978. Ainda nesse ano participa na gravação do disco "Ascenção e Queda" dos Petrus Castrus.

Em finais de 1978 participa na peça infantil "Ou Isto Ou Aquilo".

Zé da Ponte e Luís Pedro Fonseca fundam uma empresa especializada em trabalhos de publicidade e produção de discos. Os dois primeiros produtos da empresa foram o álbum "Qual É a Coisa Qual é Ela" (com 12 adivinhas de Maria João Duarte) e um single com "Poemas de Duas Mulheres" ("O Novo Livro", soneto de Florbela Espanca e "A Cantiga de Bábá" com um poema de Cecília Meireles). Lena d´Água também grava  para a Discoteca Dois Mil.

Em 1980 participa no Festival da Canção com um "Olá, Cega Rega" da autoria de Paulo de Carvalho.Lena D'Água Entra para os Salada de Frutas com quem grava o álbum "Sem Açúcar" (1980) e o single "Robot" (1981) que foi um enorme êxito. Em Setembro de 1981, Lena d'Água é despedida do grupo e Luís Pedro Fonseca, que não tinha sido consultado dessa decisão, também sai do grupo.

Uma semana depois assinaram contrato com a Valentim de Carvalho e formam uma nova banda, a "Atlântida". O single "Vígaro Cá, Vígaro Lá" é lançado em Novembro de 1981.

No ano seguinte é editado o álbum "Perto de Ti", com produção do inglês Robin Geoffrey Cable, que incluía temas como "Perto de Ti", "Nuclear Não Obrigado", "Demagogia" e "No Fundo dos Teus Olhos de Água". Apesar do sucesso dos singles o álbum não vende muito.

Em 1983 foi lançado um single, produzido por Cable, com os temas "Jardim Zoológico" e "Papalagui". Os dois temas obtém algum "airplay" radiofónico. Nesse ano participa no filme "Sem Sombra de Pecado".

O projecto em que a cantora iria interpretar temas de António Manuel Ribeiro (UHF) envolveu um produtor inglês, reuniões e ensaios em Almada mas nunca veria a luz do dia.

Em Outubro de 1984 é editado o álbum "Lusitânia" com letras de José Fanha, Jorge Palma, Eugénia Melo e Castro e Ronaldo Bastos para músicas de Luís Pedro Fonseca. Pela primeira vez é feita uma versão inglesa com o propósito, não concretizado, de lançar o disco no estrangeiro. O tema mais conhecido deste disco, que valeu o Se7e de Ouro a Lena d'Água,  foi o slow "Sempre Que o Amor Me Quiser".

Ainda em 1984, em Dezembro, é lançado o seu livro de poesias "A Mar Te" numa edição da Ulmeiro.

Para trás foi sendo deixada uma atitude e música de ligações ao rock a favor de uma síntese de vários géneros. A Banda Atlântida é dissolvida em 1985 e Luís Pedro Fonseca decide passar da ribalta para os bastidores.

Lena participa no disco "Abraço a Moçambique" e na banda sonora da novela "Chuva Na Areia". Em Setembro de 1985 assina com a editora CBS.

Em Fevereiro de 1986, a EMI-Valentim de Carvalho lança a compilação "80/84". O álbum "Terra Prometida", produzido por Robin Geoffrey Cable e Luís Pedro Fonseca, é editado em Maio de 1986. O tema de maior sucesso é "Dou-te Um Doce" da autoria de Luís Pedro Fonseca. Outro dos temas em destaque é "O Beco".

Em 1987 é editado o álbum "Aguaceiro", produzido por António Emiliano, cujo tema-título é da autoria da dupla Carlos Tê/Rui Veloso. O disco inclui também temas como "Voar" (de José Fanha e J. Raharitahiana), "Fim do Verão" (de Pedro Ayres Magalhães) e  versões de "Era Um Redondo Vocábulo", "A Barca dos Amantes" e "Estou Além" (de António Variações).

Recebe o Sete de Ouro de 1987 na categoria Pop/Rock.

Em Novembro de 1989 é editado o álbum "Tu Aqui" que marcou o reencontro de Lena d'Água com Guilherme Inês e Zé da Ponte. Um dos destaques deste disco foi a inclusão de cinco temas inéditos de António Variações. A versão em CD inclui também a versão de "Estou Além".

Lançou "Ou Isto Ou Aquilo" em 1992. O disco destinado a crianças e ao público infantil, que incluía canções da peça com o mesmo nome representada pela cantora, que também assina a direcção musical, em finais de 1978. Doze canções com versos de Cecília Meireles e música, arranjos e produção de Luís Pedro Fonseca.

Em 1993, conjuntamente com Helena Vieira, Rita Guerra e Pedro Osório, forma o projecto "As Canções do Século" que gravaria um disco e que seria apresentado ao vivo durante os seis anos seguintes.

A compilação "O Melhor de Lena D'Água - Sempre Que O Amor Me Quiser" foi editada em 1996.

Resolve afastar-se dos palcos e fazer uma vida normal. Deixou de ser artista mas nunca deixou o mundo da música.

Colaborou com a Brigada Victor Jara num dos temas do disco "Novas Vos Trago", editado em 1999.

Em 2000, Lena d'Água colabora com os angolanos SSP numa nova versão de "Sempre Que O Amor Me Quiser". O disco é dedicado ao falecido Ramiro Martins que foi produtor do grupo.

No dia 27 de Junho de 2000, a Sic transmitiu o telefilme "A Noiva" de Luis Galvão Teles. O tema principal é "Laura", um original de Catarina Furtado e João Gil, interpretado por Jorge Palma, Lena d'Água e Diogo Infante.

Participa na edição de 2000 do Festival da OTI com o tema "Mar Portugal" da autoria do maestro José Marinho. O tema é incluído no disco da Orquestra Nova Harmonia.

O tema "A Luz Que Eu Vi", da autoria de Dina, é incluído na banda sonora da novela "Sonhos Traídos" (2002).

Colabora novamente com a Brigada Victor Jara no álbum "Ceia Louca" de 2006. No final do ano grava um DVD com lançamento previsto para 2007.

Em 2007 é editado em disco o concerto gravado no Hot Clube.

(1) O disco "Qual é Coisa Qual é Ela", uma produção Edisom com edição da Rossil, aparece creditado a Maria Helena Águas nos rótulos.

(2) O disco "Lusitânia" contou com a participação de todos os elementos da banda Atlântida e com a colaboração especial da guitarra acústica de João Maló, que a partir daí passou a fazer parte do grupo.

(3) A cantora pretendia gravar uma versão de "Anjinho da Guarda" só depois foi escolhido fazer-se uma versão de "Estou Além".

(4) Jaime Ribeiro, irmão de António Variações, entregou à cantora seis cassetes para que ouvisse. "Levo às pessoas aquilo que ele não teve tempo de lhes entregar: as coisas que escreve e que canta, que são do mais humano e sincero, e que tem a ver com todos os verdadeiros seres humanos.", disse a cantora.

DISCOGRAFIA

Perto de Ti (LP, EMI, 1982)
Lusitânia (LP, EMI, 1984)
80/84 (Compilação, EMI, 1986)
Terra Prometida (LP, CBS, 1986)
Aguaceiro (LP, CBS, 1987)
Tu Aqui (CD, CBS, 1989)
Ou Isto Ou Aquilo (CD, Lua Azul/Edisom, 1992)
As Canções do Século [Com Rita Guerra e Helena Vieira] (CD, Polygram, 1994)
O Melhor de Lena D'Água - Sempre Que O Amor Me Quiser (Compilação, Megadiscos, 1996)
Sempre (2CD, EMI, 2007)

SINGLES

O Nosso Livro/A Cantiga da Bábá (Single, Edisom/Movieplay, 1979)
Vígaro Cá, Vígaro Lá/Labirinto (Single, EMI, 1981)
Perto de Ti/Da Noite (Single, EMI, 1982)
Demagogia/No Fundo dos Teus Olhos de Água (Single, EMI, 1982)
Jardim Zoológico/Papalagui (Single, EMI, 1983)
Sempre Que o Amor Me Quiser/Lusitânia (Single, EMI, 1984)
Dou-te Um Doce/Terra Prometida (Single, CBS, 1986)
Tudo Bem (remix) (Máxi, CBS, 1986)
Estou Contigo/Valsa Nova (Single, CBS, 1986)
Estou Além/Bela Adormecida (Single, CBS, 1987)
Tu Aqui/Tu Aqui (Instrumental) (Single, CBS, 1989)
Para Ti/Já Não Sou Quem Era (Single, CBS, 1989)
Mar Portugal/Mar Portugal (Instrumental) (Promo, RTP, 2000)

COMPILAÇÕES SE

Demagogia - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1996)
(Compilação, Disky, 200*)

Colectâneas

Top Jackpot - Secret Love (1984)
Chuva Na Areia (1985) - Mar Em Que Te Despes
Perdidamente - As Melhores de João Gil (2001) - Laura (com Jorge Palma e Diogo Infante)
Sonhos Traídos (2002) - A Luz Que Eu Vi

NO RASTO DE...

Lena d´Água fez um disco para crianças ("Ou Isto Ou Aquilo"), encontrou-se com o Jazz, dedicou-se à escrita e gravou as canções do século. Começou a preparar um novo disco que ainda não conseguiu editar. Chegou a tocar com o grupo de música popular Gallandum e também colaborou com a Brigada Victor Jara. Foi a intérprete do tema dedicado ao fim do Estádio da Luz. Tem alguns projectos ao vivo, um dedicado a Billie Holliday, outro a Ellis Regina e um terceiro apenas com autores portugueses (José Mário Branco, Zeca Afonso, Sérgio Godinho,  Xutos e Pontapés e Camané, entre outros).

Luís Pedro Fonseca produziu seis discos de Rão Kyao. Continuou a trabalhar na retaguarda de muitos projectos de estúdio, e assinou música de anúncios ou genéricos televisivos. Em 1987 lançou o disco "Here Below/Cosmic Stage" (como Da Fonseca). Assinou temas para Paulo Gonzo e Theresa Mayuko, entre outros. Produziu o disco "Trás-os Montes" de Né Ladeiras. Fez música para teatro tendo trabalhado com Carlos Avilez no Teatro Experimental de Cascais, e no Teatro Nacional D. Maria II, em peças como "Rei Lear", "A Dama das Camélias"  ou "A Maçon". Mais recentemente lançou os discos "Concerto para o Sol" e "Shamballah". Em 1976 musicou o filme "O Diabo desceu à Vila", realizado pelo seu pai, Teixeira da Fonseca. Um dos seus objectivos é compor música para cinema.

Atlântida: Luís Pedro Fonseca (teclas e percussões), Necas (bateria), António Cordeiro (Saxes e flauta), Carlos Fortuna (Guitarra Solo), Zeca Neves (baixo) e Nanã Sousa Dias (Saxes e flauta). Ainda chegou a contar com Luis Moreira (trompete). .

O saxofonista Nanã Sousa Dias saiu da banda Atlântida em 1983, aceitando o convite de Rui Veloso para integrar a sua banda. Actuou em vários festivais de Jazz, tocou com músico de estúdio e produziu discos de jazz. Lançou um disco com os "Bit" (VC, 1984) e gravou vários discos a solo: "Ousadias" (Polygram, 1986);  "Aqui Tudo Bem" (Polygram, 1988); "Temas de Natal" (Movieplay, 1994) e "Tom Maior" (Groove, 1995). Também se tem dedicado á fotografia.

Zeca Neves (baixo) também fez  parte dos Bit. Mais recentemente tocou com os Fúria do Açucar e actualmente tem um projecto com Nicole Eitner (ex-Delfins) e o Sexteto de Zeca Neves.

António Cordeiro tinha tocado com Necas nos Ananga Ranga. Além de tocar sopros era também o manager da banda.

"Canções Para Os Nossos Filhos" - Canções com adivinhas. Arranjos e direcção musical de Luís Pedro Fonseca e Zé da Ponte. (reedição Videofono): A Escola, A Aldeia, O Fotógrafo, A Fábrica, O mar, O Comboio, A Caixeira, O Pastor, O Circo, O Pescador, O Sol, O Pedreiro.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.