BIOGRAFIA

O grupo Maio Moço foi fundado em 1985 por Vítor Reino. Os outros elementos do grupo - Ana Rita Reino, Sérgio Contreiras e João Simões Lima - também tinham sido membros dos grupos Almanaque e Ronda dos QuatroMaio Moço Caminhos. A eles juntou-se Mário Gameiro.

Em 1987 foi editado o disco "Inda Canto Inda Danço". Os dois lados do LP estavam divididos em "Danças de Terreiro" e "Danças de Salão".

"Cantigas de Marear" foi editado em 1989. O tema deste disco era o Mar e os Descobrimentos no Cancioneiro Tradicional Português. O disco venceu o "Grande Prémio do Disco" da Rádio Renascença. Rui Sardinha começa a colaborar regularmente com o grupo. 

Em 1991 foi editado "Histórias de Portugal" que incluía o disco "Cantigas de Marear" com temas de raiz tradicional do período histórico de D. Afonso Henriques a D. Sebastião. Rui Sequeira colabora neste disco que recebeu mais uma vez o "Grande Prémio do Disco" da Rádio Renascença.

O disco "Amores Perfeitos", editado em 1994, incluía nove poemas de outros tantos autores (de Camões a Fernando Pessoa) e um texto de origem tradicional que ilustra uma outra faceta do "Amor Português". 

O álbum "Estrada de Santiago de 1996 apresentava 13 canções que representava uma viagem imaginária pela tradição musical de todas as províncias portuguesas. 

Em 1998 foi editada a compilação "O Som e a História" com 18 dos temas mais representativos do grupo.

Em 2002, os Maio Moço regressaram aos discos de inéditos com a edição de "CantoMaior". No disco aparecem romances velhos, danças, cantigas infantis ou de trabalho, cantos de amor ou de índole religiosa. O grupo utilizou velhos instrumentos tradicionais portugueses quase desconhecidos, como o rajão, a viola de arame e a viola toeira. Foram também utilizados o oboé e um quarteto de cordas.

DISCOGRAFIA

Inda Canto Inda Danço (LP, 1987)
Cantigas de Marear (LP, Discossete, 1989)
Histórias de Portugal (LP, Discossete, 1991)
Amores Perfeitos (CD, 1994)
Estrada de Santiago (CD, 1996)
O Som e a História (CD, Vidisco, 1998)
CantoMaior (CD, Ed. Autor, 2002)