Directório

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Joaquim Pinto encontra em Berlim um dos elementos dos Swans que lhe disse que ele tinha cara de baixista. Volta para Portugal, compra um baixo e decide formar um grupo. 

Os Mão Morta aparecem, em Novembro de 84, para satisfazer o desejo de Joaquim Pinto e para ir tocar a Berlim. O grupo era formado por Joaquim Pinto (baixo), Miguel Pedro (guitarra) e Adolfo Luxúria Canibal (voz), que anteriormente se tinham juntado nos PVT Industrial.

Estreiam-se ao vivo, em Janeiro de 1985, no Orfeão da Foz, no Porto. Como estavam muito vazios em palco decidiram alargar a formação a um quarto elemento. Entra, assim, o guMão Mortaitarrista Zé dos Eclipses (antigo colega de Adolfo Luxúria Canibal nos AuAuFeioMau) passando Miguel Pedro para a bateria. 

Começam a participar em concursos e ficam em 4º lugar no Festival Nacional de Nova Música Rock, no Porto, em 1985 e  ganham o Prémio de Originalidade do III Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz (1986).

Em 1986 participam no Rock Vigo-Oporto, no El Kremlin, em Vigo. No fim desse ano entra para a banda o guitarrista Carlos Fortes.

O tema "1º de Novembro" é utilizado na banda sonora do filme "Um Dia no Bairro" de Paulo Miguel Fortes. Em Agosto de 1987 é editada uma k7 pela "Malucos da Pátria". Fazem a primeira parte dos Gun Club nas Jornadas do Império, em Lisboa.

Gravam para a Ama Romanta o mini-LP "Mão Morta" que seria editado em Julho de 1988. Gravado e misturado em três dias, o disco incluía seis temas. Englobava alguns dos primeiros temas ("Oub'Lá", "Aum") e músicas mais recentes que ainda não tinham sido tocadas ao vivo.

Em 1989 participam, com "1º de Novembro", na colectânea "À Sombra de Deus". No dia 2 de Junho desse ano actuam no Rock Rendez-Vous num concerto em que Adolfo Luxúria Canibal corta a própria perna com uma faca. (1)

Joaquim Pinto abandona o grupo, por motivos pessoais, em Janeiro de 1990. Entram para o grupo José Pedro Moura (baixo) e António Rafael (teclas).

O segundo álbum, "Corações Felpudos", é editado em Setembro de 1990 pela Fungui, editora ligada ao agenciamento da banda. 

Em Junho de 1991 editam "O.D., Rainha do Rock & Crawl" através da Área Total. O disco, gravado numa semana, funcionou quase como uma encomenda da editora da Guarda que já tinha mostrado interesse em editar o disco anterior. Zé dos Eclipses sai da banda e é substituído por Sapo (ex-Pop Dell'Arte).

Devido a alguns problemas com a Área Total, o grupo regressa à Fungui que edita o álbum "Mutantes S.21" em Dezembro de 1992. O disco obtém um grande êxito devido sobretudo aos temas "Budapeste" e "Lisboa".

Em Maio de 1993, o álbum  "Mutantes S.21" seria reeditado, numa edição limitada a 500 exemplares, acompanhada por uma banda desenhada.

Os Mão Morta fazem a banda sonora da curta metragem "Os Primeiros cinco Minutos Depois da Morte" produzida pela Oh! Brother Productions.

Assinam com a multinacional BMG e lançam, em Março de 1994, o álbum "Vénus em Chamas". («Os Escorpiões com Sida entram minúsculos pelas frinchas das portas e tornam-se gigantes no calor do corpo...»). O disco inclui temas como "Cães de Crómio" (lançado também num single que incluía  remisturas desse tema) e "Velocidade Escaldante". 

Ainda em 1994 participam nos discos de homenagem a António Variações e a José Afonso.

Devido a alguns conflictos, Carlos Fortes acaba por sair do grupo e é substituído por Vasco Vaz (ex-Braindead).

A BMG lança, em 1995, a compilação "Mão Morta Revisitada" que assinala o 10º aniversário da banda. Nesse ano, o grupo recebe a Medalha de Mérito (Grau Prata) da Cidade de Braga. 

"Chabala" é lançado como single. O teledisco, realizado por Nuno Tudela, venceria no ano seguinte a categoria video dos Prémios Blitz.

Adolfo Luxúria Canibal participa no tema "E O Verbo Criou A Mulher" dos Diva.

Em Janeiro de 1997 apresentam a peça "Müller no Hotel Hessischer Hof" no pequeno auditório do CCB. O registo do concerto seria depois lançado em CD pela editora Norte Sul. A edição em VHS seria lançada no ano seguinte.

O álbum "Há Já Muito Tempo que Nesta Latrina o Ar se Tornou Irrespirável",  baseado no movimento da Internacional Situacionista(2), é editado em 1998. 

Os discos "Mão Morta" (incluindo os temas da K7 de 1987), "Corações Felpudos" e "O.D., Rainha do Rock & Crawl" (incluindo como faixas bónus os temas das colectâneas "À Sombra de Deus") são reeditados pela Norte Sul.

Participam no disco de homenagem aos Xutos e Pontapés com uma versão de "Mãe".

O 15º aniversário do grupo é celebrado no  Lux e enchem o Coliseu dos Recreios. Fazem uma versão de "No Domingo Fui às Antas" para o disco de tributo a Rui Veloso.

O álbum "Primavera de Destroços"(3) foi editado em 2001. O disco, com produção de Miguel Pedro, contou com a prestação da baixista Marta Abreu, que substituira José Pedro Moura, mas após a gravação do disco é substituída por Joana Longobardi.

O grupo recebe, em 2001, o "Prémio Carreira" atribuído pelo semanário "Blitz".

No início de 2002 é lançada uma edição limitada do álbum "Primavera de Destroços" que inclui um cd bónus com 12 temas gravados ao vivo no concerto de 8 de Maio na Aula Magna e ainda a versão longa de "Chabala" incluída no Cd-single promocional de "Cão da Morte".

No final de 2002, o grupo percorre vários bares e discotecas na Carícias Malícias Tour.

Em Fevereiro de 2003 apresentam o espectáculo "Carícias Malícias" no auditório da RDP. O disco seria editado em Maio por uma nova editora, criada pelo grupo, a Cobra Records.

"Narradores da Decadência", a primeira biografia dos Mão Morta, da autoria de Vítor Junqueira, é lançada em Março de 2004. O disco "Nus" é editado no dia 13 de Abril.

Em 2006 é editado no formato DVD o espectáculo "Muller ...". Miguel Pedro e Adolfo Luxúria Canibal editam em disco a banda sonora para "Estilhaços".

Em Maio de 2007 estreiam em palco o espectáculo baseado nos "Contos de Maldoror".

(1) «O concerto do RRV foi um concerto especial. Aconteceu assim porque tinha de acontecer. As condições levaram a isso. O ambiente daquela sala era... de cortar à faca. De maneira que era necessário sangue ali senão aquilo podia ser trágico.» ALC

(2) «Tínhamos há muito um tema perfeitamente Situacionista, que nunca chegou a ser gravado, que era o "Broche É Bom", e que tinha um olhar com alguma ironia sobre o mundo que era uma ironia profundamente Situacionista. Aliás, essa ironia Situacionista está presente em toda a nossa obra, mas este disco foi talvez o que fez melhor a ligação entre todos os retratos que sempre traçámos com as nossas canções»ALC/Blitz

(3) "Primavera dos Destroços", com letra e música de Zé dos Eclipses, era um tema dos AuAuFeioMau. Contactaram José Mário Branco para que fizesse um arranjo de cordas e participasse vocalmente mas por dificuldades de agenda não foi concretizada essa ideia.

DISCOGRAFIA

Mão Morta (LP, AmRo, 1988)
Corações Felpudos (LP, Fungui, 1990)
O.D., Rainha do Rock & Crawl (LP, Área Total, 1991)
Mutantes S.21 (LP, Fungui, 1992)
Venús em Chamas (CD, BMG, 1994)
Mão Morta Revisitada (Compilação, BMG, 1995)
Müller no Hotel Hessischer Hof (CD, Nortesul, 1998)
Há Já Muito Tempo que Nesta Latrina o Ar se Tornou Irrespirável (CD, Nortesul, 2000)
Primavera de Destroços (CD, Nortesul, 2001)
Primavera de Destroços+Ao Vivo na aula Magna - 8 Maio 2001 (2CD, Nortesul, 2002)
Carícias Delicias (CD, Cobra, 2003)
Nus (CD, Cobra, 2004)
Maldoror (CD, Cobra, 2008)
2009

Colectâneas

À Sombra de Deus - Braga 1988 (1989) - 1º de Novembro
Insurrectos (1990) - Véus Caídos
Variações - As Canções de António (1994) - Visões - Ficções (Nostradamus)
Os Filhos da Madrugada (1994) - O Avô Cavernoso
À Sombra de Deus Vol. 2 (1994) - Rotte - A Morte é um Acto Solitário
XX Anos XX Bandas (1999) - Mãe
Ar de Rock - Vinte Anos Depois (2000) - No Domingo Fui Às Antas
Manifesto (2004) - Estilo / Berlim
À Sombra de Deus Vol. 3 (2004) - Sobe, Querida, Desce
3 Pistas (2005) -

NO RASTO DE...

Zé Eclipses saiu do grupo porque foi para os Estados Unidos onde concluiu o seu doutoramento.

José Pedro Moura ainda faz parte dos Pop Dell' Arte. É também DJ e é gerente da antiga loja VC de Santa Apolónia. Antes de entrar para os Mão Morta tinha estado nos Pop Dell' Arte, SPQR e Acidoxibordel.

Carlos Fortes está nos Um Zero Amarelo.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.