BIOGRAFIA

O grupo Pedra d'Hera, originário do Fundão, foi formado em 1982 por José Fontão, Carlos Branco e José Emílio Martins. Pretendiam continuar "na revelação de uma música original, nova, mas fiel ao rigor da inspiração da riquíssima tradição musical da Beira Baixa".Fontão, Branco e Martins

Nesse ano lançam o LP, homónimo, que teve edição e distribuição da editora Promusix. O disco inclui temas como "Hera e Não Era", "Fundão (Vila Perfumada)", "Nagasaki Hiroshima" e "Bôbo".

O segundo álbum, "Suor da Terra", foi editado em 1984. Inclui os temas "Loendreira", "Romance de Lavacolhos", "Saias de Amor e Mágoa", "Nas Mãos do Luar", "Poema da Malta das Naus", "Suor da Terra", "Vivo Triste no Meu Trabalho", "Bôbo II" (com arranjo para guitarra clássica de José Peixoto) e "Influências".

Nos dez anos seguintes continuaram a compor temas fiéis à linha do grupo mas recusando serem usados na guerra das editoras.

Em 1994, os dois primeiros trabalhos do grupo são reeditados num único CD.

Ainda nesse ano, Rui Freire (acordeão, piano e sintetizadores), José Alexandre Barata (saxofone alto e percussões), Luís Batista (bateria e percussões) juntaram-se ao grupo. Entram em estúdio para gravar um novo álbum de originais. 

Assim, em Dezembro de 1995, é editado o CD "Ventos" numa edição de autor limitada. As editoras não tardariam a mostrar o seu interesse e o grupo assina, no início de 1996, um contrato de edição com a Ovação que passa a distribuir o álbum em todo o país. 

DISCOGRAFIA

Pedra d'Hera (LP, Promusix, 1982) SLP001
Suor da Terra (LP, Promusix, 1984) SLP010
Compilação (Compilação, 1994)
Ventos (CD, Ovação, 1996)

NO RASTO DE...

Zé Tó apareceu num concurso de televisão onde foi um dos vencedores. O disco serviria para financiar a edição do disco do grupo Pedra d'Hera.