Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

O grupo Peste & Sida formou-se no Verão de 1986, em Lisboa. A sua formação era constituída por João San Payo (baixo), Luís Varatojo (guitarra) e Raposo (bateria).

João Pedro Almendra junta-se ao grupo para se encarregar das vocalizações, em Setembro do mesmo ano.

Participam no 4º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous, mas entretanto conseguem contrato de gravação com a independente Transmédia e editam o LP "Veneno" (1). Este disco revela uns Peste & Sida próximos da estética Punk em temas como "Veneno", "Furo na Cabeça", "Gingão" ou "Carraspana".

A capa do disco é uma cópia de "London Calling" dos Clash.

Peste & SidaO som do grupo começa a ultrapassar as fronteiras do Punk e alarga-se a outros géneros como o reggae, o rock e o rap. Esta evolução nota-se no segundo disco "Portem-se Bem", um LP que tem no tema "Sol da Caparica", uma versão de um tema americano dos anos 60, o seu maior sucesso. Outros temas são "Chuta Cavalo...E Morrerás", a versão do tema popular alentejano "Vamos Lá Saindo" e "Paulinha".(2)

A banda começa a dar muitos espectáculos e faz as primeiras partes dos ingleses P.I.L. (grupo liderado por John Lydon, aliás Johnny Rotten vocalista dos Sex Pistols).

O Máxi-single "Homem da Sorte/Reggaesida", editado em 1989, foi gravado pelo quarteto San Payo, Varatojo, Almendra e Raposo.

Entra, como segundo guitarrista, (vindo dos Vómito), Nuno Rafael, ao mesmo tempo que João Pedro Almendra abandona. (3)

A banda prepara o seu novo trabalho discográfico, que sai em Abril de 1990, com o título "Peste & Sida é Que é...". Este disco inclui uma versão do tema "A Morte Saiu à Rua" de José Afonso e outros temas como o apelativo "Vamos Ao Trabalho!" e "Maldição".

Raposo abandona a bateria e para o seu lugar entra Marco, ainda a tempo de participar nas gravações do próximo álbum do grupo: "Eles Andam Aí". Nele se encontram temas como "No Meu Tempo Não Era Assim" e "RFM (Rock Faz Mal)", uma crítica à estação de rádio RFM que se recusava a passar os temas do grupo.

Em 1993 é editado o disco "O melhor dos Peste & Sida", que é um somatório dos dois discos gravados para a editora Polygram.

Para o grupo entram João Cardoso (teclas) e Sérgio Nascimento (bateria), este último a substituir Marco. O grupo, com esta nova formação toca no Terreiro do Paço, em Lisboa, nas comemorações do 25 de Abril e apresenta uma versão de "Bully Bully", clássico do rhythm'n'blues que intitulam "Bule Bule".

Em 1994 participam no disco e no concerto de homenagem a José Afonso com a sua versão de "O Homem da Gaita".

O grupo começa a ter uma actividade paralela sob o nome de Despe & Siga (4), interpretando versões em português de clássicos do rock. Durante algum tempo existiriam os Peste e os Despe, até que a saída de San Payo (que queria manter os dois grupos) leva à extinção dos Peste & Sida.

No dia 21 de Outubro de 2002, a Universal lançou a compilação "A Verdadeira História" dos Peste & Sida".(5)

Os Peste & Sida regressaram em força na Primavera de 2004. Um novo disco foi editado com o sugestivo título de "Tóxico". A formação da banda é, agora, para além de João Sampayo (voz e baixo), Orlando Cohen (guitarra, voz), João Alves (guitarra, voz) e Marte Ciro (bateria e voz). Orlando Cohen tinha sido, já, membro da banda numa das suas formações anteriores.

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA

(1) Entretanto Orlando Cohen entrara para o lugar de segundo guitarrista. O álbum "Veneno" foi reeditado em 1990 pela Polygram

(2) Orlando Cohen sai do grupo em 1989.

(3) Depois da saída de João Pedro Almendra, as vocalizações passaram a ser repartidas por João San Payo e Luís Varatojo. Nuno Rafael entra em 1990. O seu colega nos Vómito, Zé Vilão, chega a colaborar com os Peste & Sida (uma das suas últimas aparições foi na versão de "O Homem da Gaita".).

(4) O início oficial dos Despe & Siga é em 1994 mas os espectáculos de versões começaram no verão de 1992. Em 1994 os Peste & Sida tocaram no Estádio de Alvalade por ocasião do espectáculo "Filhos da Madrugada" mas depois os concertos começaram a rarear. O grupo só acabaria (nesta primeira fase) em 1996.

(5) O título da compilação tem a ver com a faixa "A Verdadeira História de Alcides Pinto". A edição deste disco foi bastante polémica. João San Payo, Nuno Rafael, Sérgio Nascimento e Marco Franco enviaram um comunicado para o jornal Blitz a contestar o facto de não terem sido consultados  pois a editora apenas falou com Luís Varatojo.

DISCOGRAFIA

Veneno (LP, Transmédia, 1987)
Portem-se Bem (LP, Polygram, 1989)
Peste & Sida é Que é! (LP, Polygram, 1990)
Eles Andam Aí! (CD, BMG, 1992)
O Melhor dos Peste & Sida (Compilação, Polygram, 1993)
A Verdadeira História (Compilação, Universal, 2002)
Tóxico (CD, DAS, 2004)

SINGLES

Maxi [Homem de Sorte/Reggaesida] (Máxi, Polygram, 1989).
Eles Andam Aí/Tu Queres Ecus (Máxi, BMG, 1992)
Bule! Bule!/A Vida São Dois Dias (FF Remix) (Single, Promo/BMG, 1993).
Funky Riot/Ter Alguém (Single, Promo/Ed. Autor, 2003)

COMPILAÇÕES SE

O Melhor de 2 - Xutos & Pontapés/Peste & Sida (Compilação, Universal, 2001)

Colectâneas

Johnny Guitar (1993) - Caso Crónico
Filhos da Madrugada (1994) - O Homem da Gaita

NO RASTO DE...

Orlando Cohen saiu do grupo para formar os Ressacados.  Fez parte dos Censurados e depois formou os Porta-Voz. Mais recentemente esteve nos Final Touch.

João Pedro Almendra formou os Punk Sinatra em 2003 tendo actuado paralelamente como convidado na nova formação dos Peste. Reentrou definitivamente nos Peste & Sida em Dezembro de 2005.

João San Payo saiu dos Despe & Siga, em 1996, com a ideia de relançar os Peste & Sida. Fez parte dos Los Tomatos.

Nuno Rafael, Sérgio Nascimento e João Cardoso saíram dos Despe & Siga em Novembro de 2000. Nessa altura anunciaram que iam formar um projecto com  o saxofonista Gui. Nuno Rafael é o actual director musical da banda de Sérgio Godinho.

Marco Franco iniciou-se na bateria com os Braindead, Peste & Sida, Cães de Crómio e Bizarra Locomotiva. Quer na bateria ou no saxofone, tem tocado frequentemente em concertos de improvisação com Nuno Rebelo e com outros músicos tais como Shelley Hirsch, Kato Hideki, Gregg Moore, Gianni Gebbia, entre outros.

João San Payo, Orlando Cohen e Fernando Raposo participaram na peça "Crime e Castigo" (de Dostoievski), estreada no dia 9 de Setembro de 1999, que os Artistas Unidos levaram a cena  no Teatro Taborda.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.