Directório

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Há alguns anos, vindos de Vila Nova de Gaia, apareceram no palco lisboeta do Rock Rendez Vous, os Pippermint Twist.

Deram boa conta do recado e deixaram gravado para a posteridade, numa das colectâneas do RRV, o  tema "Não Vou Deixar".

Depois, o percurso habitual do circuito de bares e uns quantos concertos de maior dimensão como banda suporte de GNR, Xutos & Pontapés e até dos Trabalhadores do Comércio, na altura um dos nomes "top" da música nacional.

A RTP foi quem primeiro colocou obstáculos à música dos Pippermint Twist. O vídeo de "No Arco do Pó" só foi passado uma únicaPippermint Twist vez, quando este tema era entendido pelos músicos como uma clara luta e opção contra a toxicodependência.

As portas das editoras multinacionais continuam a fechar-se à banda de Miguel Cerqueira. Há que mudar de rota e ir ter com "nuestro hermano" Sérgio Castro, que aceita de bom grado produzir os Pippermint Twist.

E é assim que em Maio de 1990 começam a gravar em Vigo, nos estúdios Planta Sónica de Sérgio Castro, os dez temas que vão dar corpo ao disco em 33 rpm "Tempos Preversos" com os temas "Chinezinha", "Nem Sabias", "Há Quem", "Jogo No Escuro", "Olhos de Mar" no primeiro lado; e depois, vai ser só virar a rodela preta para ouvir "Bares Citadinos" (um tema sucesso em algumas rádios locais), "Frutos", "Quero Saber", "Arrepio" e "Diabos Perdidos". Em Janeiro de 1991, o disco é misturado nos Heart Beat Sound, em Londres, por altura do incêndio que destruiu quase por completo o estúdio galego de Sérgio Castro.

A formação da banda vai-se alterando, pois há músicos sem vontade, ou capacidade, de assumir os Pippermint como um trabalho sério. Miguel Cerqueira (sempre ele) além de encontrar músicos que sejam coadunáveis com as ambições do projecto, faz mil e uma viagens a Lisboa, para convencer os patrões das "major" a editar "Tempos Preversos".

No regresso ao Porto, Miguel Cerqueira fica com a sensação de que, de facto, incomodam muito boa gente e, portanto, constituem mau negócio para editoras mais interessadas em explorar comercialmente, fórmulas musicais mais "acessíveis".

Assumindo essa postura de "incómodos" e face às alterações verificadas na banda, os Pippermint são rebaptizados sob o nome de LEGIÃO URBANA (sem terem consciência da existência de uma banda homónima no Brasil).

A nova formação incluía Miguel Cerqueira (voz e guitarra), João Luís Medicis (baixo), Rui Varjão (guitarra), Zé Luís (violino), Filipe (bateria) e Jorge Soelho (teclas).

RICARDO ALEXANDRE /  REVISTA RITUAL nº 3 Out-Nov/91

Miguel Cerqueira (Trabalhadores do Comércio) entrou para a RTP em 1983 como operador de som, onde foram gravados e emitidos programas de som directo com os maiores nomes da musica portuguesa (foi o 1º operador em Portugal a gravar em multipistas para televisão).

Os Pippermint Twist formaram-se em 1984 para o concurso do Rock Rendez-Vous. Miguel Cerqueira (voz e baixo), Alexandre Amorim (voz e guitarra) gravaram o tema "Não Vou Deixar" incluído no LP "Música Moderna Portuguesa - vol.1" da editora Dansa do Som.

O grupo manteve-se em actividade até 1995. 

DISCOGRAFIA

Colectâneas

Música Moderna Portuguesa/Sons e Temas (1986) - Não Vou Deixar

NO RASTO DE...

Miguel Cerqueira criou em V.N.Gaia um estúdio de som responsável por inúmeras gravações de bandas da M.M.P. que apareceram a partir de 1986 com os concursos do RRV. Continua a colaborar com os Trabalhadores do Comércio.

João Medicis (Trabalhadores do Comércio) entrou para os Pippermint Twist em 1990 onde seguiu as pisadas de Sérgio Castro como baixista e cantor.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.