BIOGRAFIA

Os Quinta do Bill começaram em Setembro de 1987 quando um grupo de amigos de Tomar decide formar uma banda. À formação inicial composta por Carlos Moisés (voz, guitarra e flauta), Rui Dias (guitarra) e Paulo Bizarro (baixo) juntaram-se, logo a seguir, João Coelho (bateria), Pedro Ferreira (teclas) e Fernando Paulo (guitarra), este abandonaria o grupo poucos meses depois.

Concorrem ao 5º Concurso do Rock Rendez Vous onde atingem as meias finais. Um dos temas do grupo era "A Ti Amor" que focava o problema do povo Maubere. 

Participam na compilação "Registos", relativa ao concurso do Rock Rendez Vous, com o tema "Zezé". João Portela começa a colaborar com o grupo em 1989 passando a assinar as letras do grupo.

Em 1990, Pedro Ferreira é substituído nas teclas por Alfredo Fonseca. O grupo vence o concurso Aqui D'el Rock, promovido pelaQuinta do Bill RTP e que foi o "passaporte" para o disco de estreia. Atingem também as meias finais do concurso Rock Pepsi-RFM.

O álbum "Sem Rumo" é editado em 1992. Rui Dias abandona o grupo, sendo substituído por Paulo Jorge que para além de tocar guitarra também tocava banjo. Este instrumento veio a tornar-se num instrumento fulcral na sonoridade folk da banda.

Nuno Flores (violino/viola d'arco) e Pedro Pimentel (teclas/acordeão) entram para o grupo em 1993. O grupo passa a desenvolver novas sonoridades. 

O álbum "Os Filhos de Nação", com produção de Frank Darcel, é editado em 1994. O disco inclui temas como "Os Filhos da Nação", "Menino" e "Senhora Maria do Olival". O disco atinge o disco de ouro e o grupo percorre todo o país, incluíndo Açores e Madeira, 

Carlos Calado (ex-Mártir) entra para o lugar de Paulo Jorge. "No Trilho do Sol", disco produzido por Carlos Moisés, é editado em 1995. Os maiores sucessos deste disco são "No Trilho do Sol" e "Se Te Amo".

Gravam o tema "Voa, voa", cantado em galego, para uma das compilações do programa " Xabarín" da TV da Galiza.

Em 1997, Miguel Urbano substitui Pedro Pimentel nas teclas e acordeão. 

"Dias de Cumplicidade" é editado em 1998. O disco foi gravado em Madrid com produção de Juan Ignácio Cuadrado. "Voa" foi o primeiro single. Uma das faixas, "Dizer A_Deus", é dedicada a Jaques Cousteau.

Em 1999 participam no disco de homenagem aos Xutos & Pontapés com uma versão do tema "Homem do Leme".

A canção “Moçambique - Um Novo Abraço”, com música de Carlos Moisés e letra de José Jorge Letria, fez parte da campanha promovida pela Antena 1 e pela RDP África para ajudar o povo moçambicano com bens de primeira necessidade, medicamentos e meios de salvamento para a catástrofe das cheias que assolaram o país.

A compilação "Best of", com os maiores êxitos do grupo e os inéditos "Ao Pé de Mim (Vem Repousar)" e "Fim do Mundo", é editada em 2000.

Entretanto dá-se uma alteração na banda com a entrada do baterista Jorge Costa.

Em Outubro de 2001 lançaram o disco "Nómadas" com produção de Mário Barreiros. Neste disco o grupo reflecte a incursão a outras áreas com o alargamento para as sonoridades do Norte de África. Os temas "Diz-me Lá" e "Poeta Sem Paz" contam com a participação da cantora marroquina Amina Alaoui e de Bijan Chemirani em zarb e darburka.

O álbum "Ao Vivo Tour 2003" foi lançado em Junho de 2004.

O disco "Hora das Colmeias" é editado em Dezembro de 2006. As letras das canções são de nomes como José Luís Peixoto, Sebastião Antunes, Adolfo Luxúria Canibal, entre outros.

DISCOGRAFIA

Sem Rumo (CD, Dansa do Som,1992)
Os Filhos da Nação (CD, Polygram, 1994)
No Trilho do Sol (CD, Polygram, 1996)
Dias de Cumplicidade (CD, Polygram, 1998)
Best Of: O Melhor da Quinta do Bill (CD, Universal, 1999)
Nómadas (CD, Universal, 2001)
Ao Vivo Tour 2003 (CD, Som Livre, 2004)
Hora das Colmeias (CD, Espacial, 2006)

Colectâneas

Registos (1989) - Zéze
Portugal ao Vivo II (1995) - Alcácer Quibir
A Cantar Con Xabarín III/IV (1996) - Voa, voa
XX Anos XX Bandas (1999) - Homem do Leme
Jardim da Bicharada (2006) - Canguru Gu Gu

NO RASTO DE...

Rui Dias esteve nos UHF.

Nuno Flores é um dos membros dos Corvos.

Miguel Urbano tem produzido bandas com U-Clic.