Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Os Radar Kadafi, um dos grupos de estética mais acentuadamente Pop em Portugal, surgiram no ano de 1984, em Lisboa.

A formação original era constituída por Luís Gravato (vozes), Tiago Faden (baixo), Fernando Pereira (guitarra), Luís Sampaio (teclados) e José Bruno (saxofone).

Radar KadafiO nome do grupo foi escolhido para a participação do mesmo na edição desse ano do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous. O grupo começou por se chamar, apenas, Radar; mas como o líder líbio Kadafi estava a aparecer muito na televisão; alguém sugeriu que fosse acrescentado ao nome.

A banda classificou-se em terceiro lugar no referido Concurso. Essa classificação permite-lhes participar na colectânea editada pelo Rock Rendez-Vous, com o tema "La Maquina", cantado em italiano.

Uma das características deste grupo, para além da sua veia melancólica e assumidamente Pop, eram as suas "performances" ao vivo. A componente cénica (que chegou a compreender a presença de um bailarino) era muito importante para a banda e, simultaneamente, distinguia este projecto de outros da mesma área.

Em 1987 assinam um contrato discográfico com a editora multinacional Polygram e gravam o disco "Prima Donna". Ao mesmo tempo, assinam um contrato de agenciamento com a empresa Os Malucos da Pátria.

A edição original do único longa duração do grupo, editado em vinil, contém um lado A inteiramente composto por canções cantadas em português [Lusitano] e um lado B com temas em espanhol, italiano e francês [Imigrante].

Produzido por Ricardo Camacho o LP contém os temas "40 Graus À Sombra" e "Eu Sei Que Não Sou Sincero", para além de "Maria" e "Romance da Sereia e do Cupido". As canções que não são cantadas na língua de Camões têm títulos como "Le Rasoir Qui Tue", "Brigitte Bardot", "Balada de Toréro & Danzarina" ou "La Calle".

No "encarte" do disco pode ler-se que "Este álbum é vivamente aconselhado a todos aqueles que estão tocados pela fremência da paixão, sendo próprio para acompanhar os momentos inebriantes na presença do ente amado. Pode também ser bailado, recomendando-se que seja escutado bem alto para que ambos os corações possam bater em plena sintonia.".

A banda não conseguiu sobreviver muito tempo porque o sucesso estava a mexer com as personalidades dos músicos.

Em Novembro de 1987 o grupo dá o seu último concerto e encerra-se o capítulo da música melancólica e das letras apaixonadas.

O disco "Prima Donna" foi reeditado em formato CD, em 1998, para que todos possam comprovar se o que está escrito acima é verdadeiro ou não.

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA

O álbum "Prima Donna" foi gravado no Angel Studio em Março de 1987. O disco inclui canções de Maio de 1982 a Fevereiro de 1987. Luís Gravato (voz), Guli (bateria), Tiago Faden (baixo), Fernando Pereira (guitarras), Luís Sampaio (teclas), José Bruno (saxofone) e Patrícia Lopes (coros).

"Esplendor na Relva" e "Estendal Lusitano" foram alguns dos seus espectáculos e marcaram um estilo: adereços em profusão, suportes audiovisuais, um desconcertante apresentador, o showman Tell Tapia. Para o verão de 1987 o espectáculo concebido dava pelo nome de Radar Tim Tim.

DISCOGRAFIA

Prima Donna (LP, Polygram, 1987)
Eu Sei Que Não Sou Sincero/Quando Tango Tango (Single, Polygram, 1987)

COMPILAÇÕES SE

O Melhor de 2 - Mler Ife Dada/Radar Kadafi (Compilação, Universal, 2001)

Colectâneas

Música Moderna Portuguesa 2º Volume (1986) - La Maquina

COMENTÁRIOS

Os temas em pretensos francês, italiano e espanhol tentam caracterizar determinadas situações, clichés, próprios a essas línguas. As letras não são fiéis a essas línguas, utilizamos palavras que as pessoas vêem em banda desenhada, filmes, publicidade, palavras fáceis e acessíveis. E ao utilizar-se essas línguas, desmistifica-se a potência anglo-saxónica do "pop". É importante mostrar que há línguas latinas que podem ser concorrentes. (Tiago Faden/TVG)

Encerrado um capítulo na vida do grupo, pensa-se já na mudança, fruto natural de um percurso. Prima Donna, é por um lado, o culminar de um trabalho que vimos desenvolvendo ao longo dos anos, um fase de espectáculos, letrista, cénica, de "design" e de produção musical. Por outro lado, é o início de algo novo que começa agora. Descobrimos o cliché do "pop"-rimas, a construção musical do verso, refrão. Hoje, tentamos que as coisas não se encaixem tão estruturadamente. Queremos passar do cliché musical para uma fase mais aberta. (TVG)

"Uma analogia a todo o mundo de Hergé, a aventura da adolescência. É a simbologia Tim Tim, não óbvia, tratada por nós numa "picadora" especial, e visível em cenários, murais, painéis, projecções e toda uma série de objectos móveis. Há ainda canções e músicas que poderão ser ouvidas no espectáculo e que não voltaremos a utilizar. Quem não vir perde..." (Tiago Faden/TVG)

NO RASTO DE...

Luís Sampaio entrou para os Delfins em fins de 1988. Anteriormente tinha encetado um projecto com Tiago Faden que não chegou a gravar.

Tiago Faden foi executivo da editora Sony. Envolveu-se na criação da editora Lisboa Records que editou em 2007 uma compilação dedicada à capital.

Guli dedicou-se à arquitectura.

Luís Gravato é ilustrador e designer gráfico.

O saxofonista Zé Ninguém chegou a tocar com Sei Miguel.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.