Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

A experiência criou raízes e as motivações ganharam força. A partir daí, o grupo foi desenvolvendo um trabalho de pesquisa, recolha e divulgação da música tradicional portuguesa.

O primeiro disco, homónimo, foi editado em 1982. O disco foi gravado, como se fosse um disco ao vivo, em apenas sete horas.

O álbum "Diabo do Belho" foi lançado em 1985. O grupo teve melhores condições de estúdio e o disco consegue vender cerca de cinco mil exemplares. Entretanto a editora Rádio Triunfo foi à falência. Em Julho desse ano participaram no I Encontro de Música Popular de Vilar de Mouros.

O grupo era formado por Firmino Neiva (voz, viola braguesa, banjolim e bombo), Armando Machado (voz, viola, viola braguesa, banjolim, flautas, gaita de foles, ponteiro), Chico Malheiro (voz, cavaquinho, pinhas, banjolim), João Manuel Oliveira (voz, viola, bombo, caixa, reque-reque), Mira Lira (voz, bombo), Luís Vilela (voz, viola, paus), Isabel Dias (voz, ferrinhos), Gonçalo Gonçalves (voz, castanholas, bombo, ferrinhos, caixa) e Zeca Torres (voz, viola, viola braguesa, bombo).Raízes

Sem abandonar a música tradicional e as suas características intrínsecas, o grupo, através de composições próprias, começou a criar um estilo mais personalizado como é disso exemplo o disco "Caminhos d’Água" que teve produção de Júlio Pereira. O disco não teve qualquer promoção devido à falência da editora.

Mais recentemente o grupo integra oito elementos que, para além das suas vozes e de "várias percussões", utilizam outros instrumentos: bandolim, viola, cavaquinho, braguesa, flauta transversal e bisel, ocarina, acordeão, concertina, harmónio, gaita de foles, gaita de beiços e viola baixo.

Ao longo da sua existência participaram em mais de sete centenas de espectáculos por todo o País, Espanha, França, Luxemburgo e Dinamarca.

(adaptado de http://www.terravista.pt/ancora/1395/raizes.html e "press-release" do grupo)

DISCOGRAFIA

Raízes (LP, Orfeu/RT, 1982)
Diabo do Belho!... (LP, Rádio Triunfo, 1985)
Caminho d'Água (LP, dist. Euro cartel, 1991)
Sexta Feira 13 (CD, Tradisom, 2010)

COMPILAÇÕES SE

Clássicos da Renascença nº 79 (Compilação, Movieplay, 2000)

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.