Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

[Grupo formado por Luísa Alves (voz), Brigida Ferreira (violino, voz), Paulo Andrade (cavaquinho, voz), Álvaro Melo (viola da terra, voz), Aníbal Raposo (sintetizador, voz), João Lima (flauta) e Luís Bettencourt (baixo e voz)]

RimançoPrimeiro seguindo a opção, então muito em voga no país, de recriar temas tradicionais, para depois, ao longo do tempo, ir gradualmente encontrando e experimentando outras vias, o grupo foi, durante algum tempo, um dos exemplos mais evidentes de persistência no contexto da música popular urbana, numa terra onde o profissionalismo na actividade musical continua a ser uma distante miragem.

Os únicos dois discos do grupo, os 45 rotações "Chuva dos Meus Sentidos" e "Vapor da Madrugada", canção que atingiu o 2º lugar no Festival da Canção e por pouco não levou os Rimanço à Eurovisăo na Noruega, são apenas dois exemplos possíveis de alguns dos caminhos trilhados pelos Rimanço. Ao longo dos anos, o grupo apresentou vários formatos e sonoridades que iam da música popular popular portuguesa, com um bom lote de temas das ilhas, até temas originais, onde as vozes (com realce para a de Luísa Alves), fluíam lado a lado com as percursőes e demais instrumentos acústicos e eléctricos.

Grande parte dos temas originais do grupo levavam a assinatura de Luís A. Bettencourt e Aníbal Raposo.

A propósito das periódicas renovações do Rimanço, é de realçar, a partir de uma certa altura, a versatilidade, juventude e entrega do ávido aprendiz dos 'sete instrumentos' Paulo Andrade.

ANTÓNIO MELO SOUSA / ILHAS DO SOM

Desfeito o grupo Construção, por razões que tiveram a ver com a deslocação para o continente de parte dos seus membros, funda, novamente com Luís Alberto Bettencourt e com Carlos Guerreiro (hoje membro do grupo Gaiteiros de Lisboa), o agrupamento Rimanço dedicado à música popular e tradicional dos Açores. Este grupo é responsável por inúmeros temas originais e espectáculos em praticamente todas as ilhas dos Açores, sendo de salientar três actuações no Festival Maré de Agosto na ilha de Santa Maria. Em 1986 o grupo candidata-se ao Festival da Canção da RTP com o tema "Vapor da Madrugada" tendo arrecadado um honroso segundo lugar. Grava ainda dois singles com os temas "Vapor da Madrugada" (de Luís Alberto Bettencourt"), "Vai-Vem" (do autor) e "Chuva dos Meus Sentidos" (de Luís Alberto Bettencourt").

Em 1987 actua com o Rimanço a convite da RTP no Festival da Canção que se realiza na cidade do Funchal, ilha da Madeira.

BIOGRAFIA DE ANIBAL RAPOSO

DISCOGRAFIA

Vapor da Madrugada/Vapor da Madrugada (instrumental)(Single, Ovaçao, 1986)
Chuva dos Meus Sentidos/Vai-Vem (Single, Ovaçao, 1987)

NO RASTO DE...

Aníbal Raposo fundou os grupos Albatroz (1992) e Ala Bote (1996). Em 1999 lançou a solo o álbum "Maré Cheia".

Luís Alberto Bettencourt lançou a solo o Máxi-Single "Cruzeiro" (1993) e o CD "Contemplações". O seu último projecto chamava-se Perfume Lilás.

Carlos Guerreiro chegou a tocar com Sérgio Godinho. É um dos fundadores dos Gaiteiros de Lisboa.

Falar de Paulo Andrade é também lembrar o trabalho que ele começou a desenvolver fora do âmbito dos Rimanço. Primeiro num single a solo (Signo/87), produzido por Luís Gil Bettencourt e que, apesar da febre e gripe que afligia o Paulo na altura da gravação, teve, entre outros, o mérito de incluir uma letra da picoense Judite Jorge, cuja escrita vem sendo apreciada dentro e fora de portas. Depois, Paulo Andrade aparece num projecto de fusăo com o baixista Carlos Massa e o baterista Joăo Tavares. Paulo Andrade tem ainda o nome ligado aos agrupamentos jazzísticos Habitat, Arte Suave e Quarta Essência, três bandas que têm como principal coordenador o guitarrista, saxofonista e compositor terceirense Jorge Lima. (AMS)

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.