Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Os bracarenses Rongwrong eram constituídos pela cantora Teota, pelo baixista Manuel Leite, pelo baterista Alberto Borges e pelos guitarristas José Salgado (o conhecido Zé dos Eclipses dos Mão Morta) e António Simões. 

Foram os vencedores do III Concurso MM do RRV. Como prémio gravam o máxi-single "Sombra Veloz". O disco, editado pela Dansa do Som, inclui os temas "Sombra Veloz", "O EnforRongwrongcado" e "Frenética Paixão".

Houve um ano de paragem e depois novos temas (com Jorge no lugar do Zé Salgado) como "Estranho Prazer", "Algum Bar", "Ronda das Horas" e "Sentidos".

Participaram na colectânea "À Sombra de Deus", de 1989, com o tema "Estranho Prazer" que tinha letra de Adolfo Luxúria Canibal.

Há ainda muita música que não chegou a ser divulgada e há a possibilidade de virem a retrabalhar e gravar, apenas para ficar gravado e para dar a conhecer a quem interessar.

DISCOGRAFIA

Sombra Veloz (Máxi, Dansa do Som, 1987)

Colectâneas

À Sombra de Deus - Braga 1988 (1989) - Estranho Prazer

COMENTÁRIOS

Também o grupo vencedor, Rongwrong, roça a originalidade, com Manuel Leite (baixo), António Simões e José Salgado (guitarras), Berto Borges (bateria) e Teota, a cantora terna e agressiva, a demonstrarem as virtudes culturais escondidas pela imagem de Braga. Falta a esta banda o que o outro grupo da cidade, Mão Morta, tem: paixão pelo risco. O prazer de tocar e estar em palco, característica das mais importantes para justificar a vitória no concurso, mostrando com a determinação do prazer a procura de soluções mais engenhosas que as sugeridas pelos modelos. Retiradas algumas hesitações, a crueza da música de Rongwrong, a sua dimensão dramática, acentuada principalmente nos quase choros e nos ângulos polidos de desespero da voz de Teota, pressente alguma inovação na música moderna portuguesa.
RUI MONTEIRO, A CAPITAL, 7 de Abril de 1986

NO RASTO DE...

Manuel Leite formou os Humpty Dumpty com Miguel Pedro. Participaram nas colectâneas "Realidade Virtual" (Fast Forward, 1991), com o tema "Introdução ao ritmo do Camartelo e da Betoneira" que tem a participação de Adolfo Luxúria Canibal, e em "À Sombra de Deus vol. 2" (BMG, 1994) com o tema "Lição" que teve a participação de Teota. Fizeram também, em 1994, a banda sonora da peça "Dámabrigo" encenada por José Wallenstein.

Manuel Leite e a sua esposa Teota continuam a gravar mas é apenas para consumo próprio. Manuel Leite é produtor de vídeo.

António Simões e José Salgado também continuam a fazer as suas coisas. Os antigos elementos continuam a manter contactos entre si.

António Simões tem uma página internet em http://bragatel.pt/ns001662/ com sons do grupo.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.