Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Os ex-Meteoros José Resende (guitarra), João Aguardela (voz) e Mário Miranda (baixo), juntam-se a Fernando Fonseca (bateria) para formar os Sitados. Estávamos em fins de 1987. 

SitiadosConcorrem ao 5º concurso do Rock Rendez-Vouz onde ficam em 2º lugar. Na compilação "Registos" aparece o tema "A Noite" que mais tarde seria gravado pela Resistência.

Entra para a banda o acordeonista Manuel Machado. Pouco tempo depois sai do grupo e é substituído por Sandra Baptista. Entram também Jorge Buco (bandolim) e o baixista João Marques (ex-Clandestinos) que substituiu Mário Miranda. José Resende passa  a colaborar com o grupo apenas em estúdio e na composição.

Mesmo sem qualquer disco editado, o grupo fazia mais de 80 espectáculos por ano. O grupo pondera a gravação de um álbum ao vivo ("Naufrágio") que seria editado em edição de autor.

Assinam com a BMG e lançam o álbum "Sitiados" no início de 1992. O tema "Vida de Marinheiro" catapulta o disco para o sucesso e o álbum consegue vender mais de 40 mil cópias.

Entram para o grupo, Ani Fonseca (guitarra acústica) e  Jorge Quadros (bateria). Jorge Ribeiro (trombone), João Cabrita (saxofone) e João Marques ( trompete) tem um papel preponderante no trabalho de estúdio. José Resende também colabora nas gravações do segundo disco.

Em Junho de 1993, o grupo participa no espectáculo "Portugal ao Vivo". O segundo álbum, "E Agora?!", é editado em Setembro. No disco participam Viviane, Paulo Bragança e João Ribas.  É editada a compilação " Johnny Guitar" que inclui o tema "Marcha dos Electrodomésticos", uma versão de "A minha Sogra É Um Boi" dos Mata-Ratos.

No dia 11 de Dezembro de 1993 actuam com bastante sucesso no Pavilhão Carlos Lopes. A primeira parte contou com a participação de Paulo Bragança que interpretou cinco temas do início da carreira do grupo ("Junto ao Rio", "Abril", "Amanhã", "E Ela Cega" e "Saudade") acompanhado por Fernando Fonseca, Mário Miranda e José Resende.

Participaram na compilação "As Canções de António" com "O Corpo É Que Paga" e em "Filhos da Madrugada" com "A Formiga No Carreiro". Ainda em 1994, João Aguardela recebe o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores e actuam no espectáculo "Filhos da Madrugada"..

Em 1995 é editado o álbum "O Triunfo dos Electrodomésticos". O disco inclui uma versão de "Lá Isso É" de Sérgio Godinho. 

Em 1996 é editado o quarto disco do grupo que volta a receber o nome "Sitiados". O disco inclui uma versão de "A Menina Yé Yé" do Conjunto António Mafra ("o maior conjunto rock português"). Participam ainda numa compilação do programa "Xabarín" da Televisão Galega com "Aí Ven Ela".

Em 1997, João Aguardela edita o primeiro disco do projecto Megafone.

Em 1999 aparecem no disco "XX Anos XX Bandas", disco de Tributo aos Xutos & Pontapés, com "P'ra Ti Maria".

Entra Samuel Palitos (ex-Censurados). O grupo muda de editora, passando da BMG para a Sony que edita o disco "Mata-me Depois" com produção de Marsten Bailey.

DISCOGRAFIA

Sitiados (CD, BMG, 1992)
E Agora?! (CD, BMG, 1993)
Triunfo dos Electrodomésticos (CD, BMG, 1995)
Sitiados (CD, BMG, 1996) 
Mata-me Depois (CD, Sony, 1999)

COMPILAÇÕES SE

Vida de Marinheiro - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1997)

Colectâneas

Registos (1989) - A Noite
Johnny Guitar (1993) - Marcha dos Electrodomésticos
Variações - As Canções de António (1994) - O Corpo é Que Paga
Filhos da Madrugada (1994) - A Formiga No Carreiro
A Cantar Con Xabarín III/IV (1996) - Aí Ven Ela
XX Anos XX Bandas (1999) - P'ra Ti Maria

COMENTÁRIOS

«Penso que fizemos uma coisa semelhante ao Conjunto António Mafra. Costumo dizer que ele é o avô, o Sérgio Godinho o pai e os Sitiados os filhos.» JA

NO RASTO DE...

João Aguardela foi um dos fundadores dos Linha da Frente e A Naifa. A solo teve os projectos Megafone (com 4 discos edtados) e Groovebox. 

Jorge Buco e Samuel Palitos foram dois dos fundadores dos FLUX. 

Samuel Palitos esteve nos Lulu Blind.

Ani Fonseca é manager de Sara Tavares.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.