Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

MIÚDOS URBANOS


BIOGRAFIA

Os Plástico formaram-se em Cascais em 1979. O grupo era constituído por Nuno Rebelo, Luís Ventura e Eduardo Pimentel. Em 1980, com a entrada de Nuno Canavarro e Flash Gordon, mudam de nome para Street-Kids.

O primeiro single foi "Let Me do It", produzido por Luís Filipe Barros, que chegou a nº 1 do top de singles do programa "Rock em Stock", ostentando, por isso, o famoso autocolante mencionando tal facto. 

Street KidsNo dia 19 de Abril de 1981 actuaram na festa comemorativa do 2º aniversário do programa "Rock em Stock" que decorreu no Pavilhão do Restelo onde também actuaram os NZZN, GNR, Jáfumega, Roxigénio, UHF e Arte e Oficio. Em Maio é editado um single, produzido novamente por Luís Filipe Barros, com os temas "Super Wen" e "Secondary Effects". Os direitos de autor deste disco foram cedidos à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Durante o ano de 1981, o grupo dá mais de 50 concertos ao vivo pelo país inteiro. 

No início de 1982 é editado o álbum "Trauma", produzido por Manuel Cardoso, que incluía os  temas  "Propaganda", "Tropa Não", "Israel", "Progresso", "Tóquio ano 82", "Nunca Pensei que Te Anulasses Tão Bem", "Tubo d'ensaio", "Nova Atitude" e "Todos São Paranóicos Menos Eu".

Depois do lançamento do disco fizeram as primeiras partes dos concertos de Tangerine Dream e Classic Nouveaux. 

Em 1983 voltam ao inglês e é editado o máxi-single "So Far For So Long", com produção de Nuno Rebelo e Emanuel Ramalho. Nuno Canavarro tinha saido do grupo por isso aparece apenas como músico convidado.

O grupo terminaria pouco tempo depois porque Luís Ventura vai para a Tropa, Nuno Rebelo estava a substituir Vítor Rua nos GNR e Emanuel Ramalho tinha começado a tocar com os Popeline Beige e Rádio Macau.

(1) Escolheram o nome porque pretendia significar que eram "jovens" e "urbanos" só mais tarde repararam que queria dizer miúdos da rua, vadios.

(2) Os Corpo Diplomático ensaiavam no mesmo sítio e o grupo tinha problemas de baterista. Por isso convidaram Emanuel Ramalho que só aceitava colaborar com o grupo se fizessem música "punk" e se cortassem o cabelo. Ainda fizeram duas músicas "punk" mas passaram rapidamente para o "new- wave".

FORMAÇÃO

Mané=Luís Ventura (Voz)
Eduardo=Eduardo Sobral Pimentel (Guitarra)
Nuno=Nuno Rebelo (Baixo)
Nuno II=Nuno Canavarro (Teclados)
Flash Gordon=Emanuel Ramalho (Bateria)

DISCOGRAFIA

Let Me Do It/Spy (Single, Vadeca, 1980)
Hospital Repports  [Super Wen/Secondary Effects] (Single, Vadeca, 1981)
Propaganda/Tropa Não (Single, Vadeca, 1982)
Trauma (LP, Vadeca, 1982)
So Far For So Long (Máxi, Vadeca, 1983)

NO RASTO DE...

Luís Ventura é professor do Liceu. Colaborou com Nuno Rebelo na canção "L'Amour Va Bien Merci" dos Mler Ife Dada. Em 1987 formou os Lobo Meigo que, em 1989, venceriam o 6º Concurso do RRV. 

Nuno Canavarro deixou uma carreira de arquitecto para se dedicar à música, que estuda desde os nove anos de idade. Acompanhou Nuno Rebelo em várias bandas Pop/Rock e fez acções de formação em gravação e estudos electro-acústicos nos Estados Unidos e na Holanda. Em 1987 conquistou o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias. O seu disco "Plux Quba - Música para 70 serpentes", de 1988, foi reeditado em 1999 pela editora Moikai de Chicago (EUA), tendo recebido excelentes críticas da imprensa especializada naquele país.(P) Lançou o disco "Mr. Wollogallu" com Carlos Maria Trindade, tocou com os Delfins tendo participado na gravação do máxi "1 Lugar ao Sol".Tocou também com os Lobo Meigo.

Emanuel Ramalho (Flash Gordon) fez parte dos Rádio Macau, Nódoa Negra e Delfins.

Eduardo Pimentel é formado em Engenharia.

Nuno Rebelo colaborou com os GNR e depois formaria os Mler Ife Dada. (ver mais na página do grupo). Empenhou-se bastante na compilação "Divergências": aparece com o seu tema"Nipsha" e com um  tema dos Mler ife Dada, colaborou e produziu o tema de Anamar, produziu os temas de SPQR e Essa Entente e ainda participa como músico nos temas "Dim" e "Situação Aparente".

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.