BIOGRAFIA

O grupo Valium foi formado no Verão de 1982. O grupo participa em alguns dos eventos mais importantes de heavy-metal em Portugal. Actuaram no dia 15 de Dezembro de 1984 no Festival Heavy Metal de Santo António dos Cavaleiros e no dia 4 de Outubro de 1986 actuaram no Metal Stage, no Cine Plaza na Amadora.

Mudam de nome para Casablanca e gravaram a sua primeira maqueta em 1988. O grupo foi tomando forma pelo empenho e determinação expressos em edições discográficas por iniciativa de autor.

Em 1989, João Figueira (guitarra), Jorge Figueira (guitarra), José Figueira (baixo), Paulo Silva (voz) e Rui Dâmaso (bateria) entraram em estúdio no "Angel Studio-II" onde gravaram com produção de Manuel Cardoso.

O LP "Tanto" foi editado em 1990. No lado 1 incluía os temas "Lá Te Vejo", "Sempre foi Assim", "E que Mais é que Eu Faria" e "(Tudo)Casablanca Ver p'ra Crer". No lado apareciam os temas "Perfeição", "Tanto", "O Encanto" e "Por Mim (Tudo o que Eu Quiser)".

Luís Cascais entrou para o lugar de Paulo Silva e Rui Pereira substituiu Rui Dâmaso na bateria. Em Maio de 1993 foi editado o single (em vinil) "Do Que Passou, Nada Ficou?".

Tó-Zé Alho (voz) e Caio Oliveira (bateria) juntaram-se ao núcleo formado pelos irmãos Figueira.

Em 1994 participaram na compilação "Projecto Música pela Vida, edição Hugana, para a qual regravaram o tema "Do Que Passou, Nada Ficou?".

Dá-se uma viragem para as vocalizações em Inglês. O grupo participa na compilação "Rock Gar Vol. I" com o tema "The True Measure of Things".

Em Julho de 1995 a formação do grupo passou a ser: João Figueira (guitarra), Jorge Figueira (guitarra), Zé Figueira (baixo), Rui Dâmaso (bateria) e Tó-Zé Alho (voz).

Em 1996, os Casablanca participaram na compilação "High Radiation - Vol. II" da Independent Records. 

Novo álbum, "Sands of Wasted Time", foi editado durante o ano de 1997.

DISCOGRAFIA

Tanto (LP, Ed. Autor, 1990)
Do Que Passou Nada Ficou?/A Ter (Single, Ed. Autor, 1993)
Sands of Wasted Time (CD, Independent Records, 1997)

Colectâneas

Projecto Música Pela Vida (1994) - Do Que Passou, Nada Ficou?
Rock Gar Vol. 1 (1995) - The True Measure of Things
High Radiation - Vol. II (1996) -