Directório

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

O projecto Algozes - Grupo de Cantares Regionais foi formado em 1981, quando João Viveiros e os irmãos Rui e Zé Camacho decidem formar um grupo de música tradicional para concorrer ao Festival do Faial.

Dando destaque às violas de arame, braguinhas e aos rajões, instrumentos fundamentais no cancioneiro tradicional madeirense, iniciaram desde cedo a recolha de músicas, instrumentos e canções tradicionais da Madeira. Paralelamente à recolha de temas populares procuraram criar um reportório próprio de intervenção.

Nos primeiros anos do grupo actuaram em conjunto com os grupos Narayama e Bentaguayre. O grupo faz a banda sonora de espectáculos do Dia Mundial do Teatro e de uma peça de Bertold Brecht com encenação de Robert Merino.

Enquanto Algozes queriam chamar a atenção para as lacunas aparentes que existiam na cultura popular da Madeira. Em 1988 decidem mudar de nome para Xarabanda, uma mistura de 'Xaramba' e 'banda'. A ideia era reforçar o respeito e defesa da música tradicional. O 'xaramba' é uma música praticamente ignorada, mas que é facilmente assimilável pelas pessoas e identifica a própria cultura musical da Madeira.

Nesse ano a BBC transmite um programa sobre o grupo intitulado "Sons e modos de tocar, cantigas tradicionais de trabalho, de lazer e romarias da Madeira".

Em 1989 é editado o disco de estreia do grupo "Tocares e Cantares Tradicionais da Madeira" gravado em Novembro de 1988. Esse trabalho agrupou cantares que de uma forma geral retratam as 4 estações do ano na vida madeirense. Um dos principais objectivos foi o de incluir temas pouco divulgados e que estavam em risco de se perderem.

O Xarabanda começa também a contar com a colaboração de musicólogos como Manuel Cadafaz de Matos e mais tarde com o antropólogo Jorge Torres, que será de alguma forma um novo elemento do projecto, detendo as funções de coordenador dos trabalhos e director da Revista Xarabanda.

Em 1992 o Xarabanda vai à Venezuela para o Dia de Portugal. Apontando para a edição de um disco nesse ano, as expectativas sairam frustradas. Mas nem tudo são azares. Nesse ano, o grupo lança-se em projectos não discográficos editando a Revista Xarabanda com o objectivo de "servir de ponto de estudo e divulgação de tudo o que diz respeito à tradição popular e etnografia madeirense".

Seria em 1994 que o segundo disco era colocado cá fora. Novamente com edição de autor, chamar-se-ia "Longe da Vista Me Vai" e fazia já a ponte entre a primeira fase da carreira do Xarabanda e a segunda fase, com algumas canções de trabalho ("Canção dos borracheiros") e o romance tradicional ("Rico franco").

Mais produzido que o primeiro album, "Longe da vista me vai" seria acompanhado igualmente por uma série de concertos e digressões, de entre os quais se destaca uma à África do Sul e Venezuela em 1995 e a organização dos festivais "Ao encontro da Música Popular", o único evento na Madeira dedicado à música tradicional. Por outro lado, já em 1995, a Associação Xarabanda lançar-se-ia na edição de algumas das recolhas que têm efectuado com personalidades da tradição oral madeirense e  o grupo lançaria também um livro de recolhas de romances e cantigas da Madeira, que acompanha as edições em CD da colecção Recolhas Xarabanda e uma colecção de postais dedicada aos instrumentos de música tradicional da Madeira.

ADAPTADO DE BIOGRAFIA DE JOÃO MAURÍCIO MARQUES (1995)

DISCOGRAFIA

Tocares e Cantares Tradicionais da Madeira (LP, Ed. Autor, 1989)
Longe da Vista Me Vai (LP, Ed. Autor, 1994)

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.