FESTIVAL SÓ-ROCK

Iniciativa da Rádio Comercial com o apoio da C. M. Coimbra e da "Furacão". As eliminatórias decorreram no Jardim da Sereia, em Coimbra. A primeira eliminatória foi em 2 de Maio de 1981. A final realizou-se em 5 de Julho no Estádio Municipal de Coimbra com a vitória dos Alarme de Carlos Cavalheiro (Nazaré). Os Opinião Pública e Xutos & Pontapés (Lisboa), WC (Braga), Manifesto (Coimbra), Megahertz (Cantanhede), Kamikaze (Lisboa) e Jarojupe (Viana do Castelo)  foram outros dos grupos participantes.

FESTIVAL ROCK EM STOCK-7UP

Este concurso começou em Abril de 1982 com as eliminatórias a decorrer em cada capital de distrito. As meias-finais foram em Lisboa e Porto.  Os vencedores foram os Bananas. Os On-Off de Santarém, onde tocava Gui, também participaram.

GRANDE NOITE DO ROCK

Organização da Casa da Imprensa, a mesma entidade que promove a Grande Noite do Fado. Realizou-se em 1982 no Pavilhão de Alvalade. Os vencedores foram os Jarojupe que não chegaram a gravar o single prometido. Os Sétima Legião, na sua primeira actuação ao vivo, ficaram em segundo. Em terceiro ficaram os Etc (futuros Doutores & Engenheiros).

CONCURSO MÚSICA MODERNA DO ROCK RENDEZ VOUS

O 1º Concurso de Música Moderna, organizado pelo RRV, aconteceu em 1984, numa altura em que os grupos portugueses não conseguiam grande aceitação no mercado discográfico. A única exigência era que os grupos participantes não tivessem qualquer gravação comercial, pretendendo-se assim revelar novas bandas. Foi o concurso mais marcante da década com 6 edições e a revelação de muitos nomes. ler mais

FESTIVAL NACIONAL DA NOVA MÚSICA ROCK (PORTO)

Concurso organizado pela Ass. Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e por João Faiões. O Festival realizou-se de 22 a 24 de Novembro de 1985. Os vencedores foram os Bramassaji que tiveram direito à gravação de um disco pela Dansa do Som. Nos lugares seguintes ficaram Entes Queridos (banda revelação), AF Gang e Mão Morta que receberam prémios em M. musical. Os outros grupos participantes foram Bellrose Hospital, Frakturados, Melleril de Nembutal e TTTT.

NOVOS VALORES DA CULTURA

O primeiro concurso (Mostra de Artes e Ideias) realizou-se em 1987. Os Duplex Longa tiveram direito a uma menção honrosa. Em 1988, os K4 Quadrado Azul venceram o 2º Concurso Novos Valores da Cultura que decorreu em Viseu.

MOSTRA DE MÚSICA MODERNA DE COIMBRA

A 1ª Mostra de Música Moderna - Coimbra 1988, que decorreu na discoteca Broadway, com organização da RUC, foi ganha pelos Easy Gents. Em segundo lugar ficaram os Émasfoi-se e em terceiro os Sociedade Anónima. Os M'As Foice venceram a 2º edição (1989). Nos lugares seguintes ficaram Ela e os Coisos e Repórter Estrábico. Também se realizou a III Mostra de Música Moderna - Coimbra 90 mas ficou pela 1ª fase.

FESTIVAL LUSO-GALAICO DE ROCK AO VIVO

Concurso realizado no Bar Luís Armastrondo que contou com o apoio do Jornal BLITZ, RUP, RUT e Sómusica. Decorreu entre Abril e Julho Os vencedores do 1º concurso foram os General Inverno. Nos lugares seguintes ficaram Easy Gents e D' Age. O 2º concurso foi cancelado devido ao fecho do espaço após o desmoronamento do local.

MOSTRA ROCK DE SINES

Realizou-se em 1989 com a vitória dos Rócócó (Barreiro). Nos lugares seguintes do Sines 89 ficaram Soberano Veste Chanel e Capitão Fantasma.

OUTROS

Em Dezembro de 1988 realizou-se a final do concurso de música moderna da rádio 98FM da Amadora. Venceram os Junção do Bem (Pedro Faro e Jorge Martins) de Oeiras. Em segundo ficaram os Tumtá Tum Tum de Cascais. O prémio era a edição de um single através da Musicata. Os A Junção acabaram por lançar um álbum envolto em muita polémica pois não foi clara a atribuição de um disco de prata.