Esta é a primeira maqueta dos bracarenses Big Fat Mamma, em cassete, e datada de 1996. Esta banda viria a vencer o Termómetro Unplugged e a atingir alguma notoriedade, até com a edição de um álbum em 2003 (“Parece Difícil”. edição Universal).

Só que esta maqueta “T Fiction” é mesmo a primeira da banda e ainda com a primeira vocalista. Mais tarde, parte da formação acabaria por dar origem aos Mosntro Mau. Aqui eram a Mariline Apolinário (voz), Gonçalo Guedes (guitarra e voz), Rui Salgado (baixo e voz), Miguel Guedes (saxofone e voz), Rui Rodrigues (bateria) e Nico Guedes (percussão).

Big Fat Mamma - "T Fiction"

1. Alcoholic Blues (3:41)
2. Mister Knows It All (3:59)
3. Life Insists (4:25)
4. We Could Be Gods (4:53)
5. Trippin' (4:07)

Os Big Fat Mamma formaram-se em Setembro de 1995 na cidade de Braga. O grupo é composto por Budda (Guitarras, Coros), Maconha (Bateria, Coros), Radjid (Saxofone, Coros), Nico (Percussão, Coros), Frade (Baixo, Coros), Alex (Voz), Pê Jota (Flauta, Coros) e Filk (Trompete).
O objectivo do grupo era levar o máximo de pessoas à “T-Fiction”, que é o nome do espaço imaterial, alcançado em simultâneo por todos os elementos dos Big Fat Mamma, sempre que tocam; é para onde a música desta banda nos transporta. Esse objectivo é levado a cabo pelo “Free”, nome que a banda dá ao som que criou, fruto das influências que vão desde o Funk ao Reggae, do Jazz à Bossa Nova, do Rock ao Blues e à Salsa.
A participação na final do Concurso de Música Moderna Rock in Bracara, deu o direito aos Big Fat Mamma de participar no CD “Rock in Bracara” com o tema “Alcoholic Blues”, editado em Março de 97.
Foram também responsáveis pela composição e interpretação ao vivo, da banda sonora do espectáculo: “Maticapú-Sonho Numa Noite de Braga” o que os levou a actuar em diversos palcos do nosso país, nomeadamente ao Teatro Garcia de Resende (Évora), Teatro da Trindade (Lisboa), Teatro Circo (Braga), Auditório da Universidade do Minho (Guimarães), entre outros.
Participaram ainda num intercâmbio tri-nacional em França, a convite da Associação francesa Culture et Liberté para representar Portugal, com mais duas bandas, uma francesa e uma alemã. O grupo realizou três actuações em território francês.
Na sequência das experiências com instrumentos de percussão compuseram um tema que interpretaram ao vivo na gala “O Minhoto” no dia 2 de Março de 98, acompanhando a companhia de dança Dax Jazz.
Venceram o 3º Festival de Música Moderna de Gondomar e o Termómetro Unplugged de 1998. Na sequência da vitória no Termómetro Unplugged, o tema “Mr. Knows It All” é incluído no CD da revista Promúsica.
O seu álbum de estreia esteve previsto para ser editado pela Norte Sul. Assim, “Free Power”, um tema original dos Big Fat Mamma, figura numa das colectâneas da revista ON com temas daquela editora.
Em 2002 participam na compilação “Mundial 2002 – CD Não Oficial” com o tema “Jogo de Bola”.
O seu primeiro álbum de originais, “Parece Difícil”, com produção de Miguel Pedro, foi editado, em Julho de 2003, pela Universal. O disco conta com a participação de Miguel Ferreira (Clã) e de Pac Man dos Da Weasel.
Discografia
Parece Dificil (CD, Universal, 2003)
Compilações

Rock in Bracara [1997] – Alcoholic Blues
On [] – Free Power
Mundial 2002 CD Não Oficial [2002] – Jogo de Bola
(fonte: wikipédia)