TV Rural - Eles Deram as Mãos

84 Visualizações
Published

"O Brasil é hoje palco de disputas intensas. Não falamos do futebol que move as ma$$as, mas sim da contestação social que move o povo. E se esta parece abafada pelo mediatismo do desporto-rei, a verdade é que a causa revolucionária atravessa novamente o atlântico para reanimar a canção de intervenção que ainda hoje habita a música luso-brasileira.
E se no Brasil o povo se agita, aqui em Portugal, nós reagimos. À boa maneira da canção de intervenção dos idos anos 60 e 70, os tv rural relatam as batalhas campais que hoje assolam o país-irmão. "Eles deram as mãos" (do EP "barba"; Azáfama 2014) é um tema forte que pretende instigar o público ao não alheamento nas políticas de um mundo que se quer socialmente justo. O vídeo de "Eles deram as mãos" (realizado por Chris Agnese e Gil Chagas), que é hoje dado a conhecer, tem como pano de fundo imagens impressionantes registadas durante manifestações, intercaladas com a folia do carnaval no Rio de Janeiro. Venha gás, água e brutalidade... só não aceitaremos que a voz se apague pelo cansaço!"

música: eles deram as mãos (tv rural, barba EP, Azáfama 2014)
realização: Chris Agnese e Gil Chagas
fotografia: Antenor martins e Douglas Duarte

letra:
Vidro, gás, água. Amotinam-se multidões que dão tudo o que têm para aguentar tal repressão (era só sangue e lágrimas). E agora mais do que antes, nunca me fez tanto sentido cantar canções de intervenção, basta olhar à volta. Alguma coisa tem de mudar em nós. Se já não falamos entre dentes, então porquê todo este receio de falar do estado da nação? Deixar de estar de fora. Uma sombra passa, alguém acena e já perdi esse teu olhar. Mas olha, não te vás embora, junta-te a mim. Fumo, pedra e multimédia agitam a situação. Há de tudo sobre tudo a incitar à reacção. Eles deram as mãos e mostraram a cara. Gritaram de baixo e provaram que dava. Eles deram as mãos e nós como é? Que é feito da tal revolução? E agora mais do que antes, nunca me fez tanto sentido cantar canções de intervenção. Deixar de estar de fora e não aceitar que a voz se apague pelo cansaço. Isso é que era bom.

mais música de tv rural em:
http://tvrural.bandcamp.com

Categoria
Rock Pop Rock Letra T