A1 acima, A1 abaixo “Este País Cheira a Mofo” é um disco que se senta na fila da frente e atira cascas de amendoim enquanto Portugal arde vagarosamente qual papas de sarrabulho em lume brando.
Idealizado entre Vila Nova de Famalicão e o Barreiro, o EP de estreia de Duarte Araújo Fernandes apresenta-se com uma linguagem working class punk que é utilizada de uma forma sarcástica e combativa durante as quatro (muito curtas!) faixas deste disco.
Com o recurso a samples, field recordings e um conjunto de instrumentos e sons que são pouco comuns à estética do folk-punk, Este País Cheira a Mofo consegue nos seus poucos minutos ser tão pleno de informação como de provocação.
“Que la Chupén” e “Carlos Paredes de Coura” (as primeiras músicas do lado A e lado B respetivamente) são momentos instrumentais em que a peça de guitarra guia uma atmosfera de samples e recursos sónicos singulares, preparando terreno para as faixas seguintes: “Deixei as Drogas” e “Meu Amor”, dois temas completamente incendiários que misturam instrumentos e registos durante poucos segundos para criar duas verdadeiras canções punk.
Este País Cheira a Mofo e Duarte Fernandes não vai deixar este cheiro passar em branco!
All songs by Duarte Araújo Fernandes
Produced by Nando Correia Queluz e Nélinho at β Studio
Mastered by Nando Correia Queluz
EP 7'' Lathé Cut by Lisbon Vinyl Cutters (Tiago Alves Henriques)
Link:
https://linhaamarela.bandcamp.com/album/este-pa-s-cheira-a-mofo
Video por André Neves