NyX* é o mais recente projecto de Marco Pereira (TatsuMaki) juntamente com a soprano Estefânia Surreira, ao qual se junta a pianista Eliana Veríssimo e a Marta Abreu (ex-Voodoo Dolls e ex-Mão Morta).
Le Due Des Fleurs é um original do compositor francês do século XIX, Léo Delibes, e trata-se da ária mais conhecida da sua ópera Lakmé.
Mnemósine**, é o título do espectáculo encenado por Nuno M Cardoso, que roda em torno da música intemporal dos NyX, e está inserido no REPLAY - comemorações dos 10 anos do colectivo de criadores "Cão Danado".
O espectáculo vai ter lugar no Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga) nos dias 18,19, 25 e 26 de Novembro pelas 21h 45m.
Sinopse:
Mnemósine é uma viagem, e um percurso, que atravessa um espólio de dez anos de memórias de um colectivo de criadores. A música, as artes performativas e as artes visuais juntam-se para celebrar as estórias vividas e partilhadas, num concerto encenado onde se revisitam e transformam momentos da História da Música. Os passos percorrem também o passado histórico preservado do belíssimo património do Mosteiro de São Martinho de Tibães. Uma memória que se projecta com futuro num espectáculo integrado nas comemorações do décimo aniversário do Cão Danado.
* NyX era a deusa grega que personificava a noite. A Noite desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência. Hesíodo afirma que a Noite era filha do Caos, sendo a quinta criatura, depois de seus irmãos Gaia, a mãe Terra, Tártaro, trevas abismais, Eros, o amor da criação e Érebo, a escuridão, a emergir do vazio. Dessas forças primordiais sobreveio o resto das divindades gregas.
** Mnemósine era uma Titã que personificava a memória e preservava do esquecimento. Era também a mãe das Nove Musas: Calíope (Poesia Épica), Clio (Historia), Érato (Poesia Romântica), Euterpe (Música), Melpómene (Tragédia), Polímnia (Hinos), Terpsícore (Dança), Tália (Comédia) e Urânia (Astronomia).
- Categoria
- Electrónica Letra N Erudita