No dia 3 de Março o Luís Severo tocou em Durrães num concerto de promoção ao Soundville, festival que terá lugar em Agosto próximo, ali na margem esquerda do rio Neiva e onde os concelhos de Barcelos e Viana do Castelo se abraçam. E também numa zona mutíssimo próxima de outros dois festivais bem distintos: o SWR em Barroselas e o Arredas Folk Fest em Tregosa. É, por isso, uma zona bem habituada a música bem distinta.

O Luís actuou na sede do Futebol Clube Lírio do Neiva e na sala de troféus do clube de Durrães, no concelho de Barcelos. Assim, quem tirou fotografias, registou também imensas taças conquistadas ao longo dos tempos pelo clube do limite norte do concelho de Barcelos. Mas ainda antes da actuação, o Sinfonias de Aço aproveitou para conversar com o músico originário de Odivelas e que começou bem cedo na música.
Aos 25 anos, o Luís revela já uma enorme experiência na interacção com o público. Em Durrães, o Luís dispensou amplificação, microfones ou mesas de mistura. Foi apenas ele sozinho e uma viola acústica, a tocar pelo meio do público presente e uma agradável surpresa para alguns desprevenidos.
Na entrevista foi a mesma coisa: se o Sinfonias de Aço nunca se faz acompanhar de uma lista de perguntas para disparar, o Luís também não parece ter respostas prontas a servir. Tudo junto, ficámos a saber detalhes curiosos do percurso artístico e pessoal do Luís numa entrevista minutos antes do concerto e ao mesmo tempo que a sala encia atrás de nós sem que nos dessemos conta disso.
Dá para ouvir tudo aqui em baixo e também temos músicas pelo meio.

Luís Severo

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 17 de março de 2018.