O SWR em Barroselas é o tipo de festival que, a par de outros do género no resto do país, vai cimentando amizades ao longo de muitos anos, daí que encontrar um amigo no recinto seja a coisa mais fácil do mundo. Ora, na primeira noite da edição deste ano, o Sinfonias de Aço chegou à conversa com o Álvaro Fernandes (de Dementia 13 e Pitch Black), amigo de duas décadas. Com a avenida fechada em frente ao recinto, estava encontrado o local ideal para conversar e deixar que a uns 200 metros o som de fundo abrilhantasse a conversa.

Mas lembram-se da tal amizade? Pois bem, fazer entrevistas em Barroselas e passar despercebido não fácil e são muitas as pessoas que inadvertidamente ou propositadamente vêm saudar e bombardear a gravação. Nada que não se resolva com edição audio. Nesta, foram quase 4 minutos que tiverem de ser cortados, de brincadeiras, cumprimentos ou interrupções involuntárias. Mas conseguimos.

Escusado será dizer que nesta conversa se fala de... Dementia 13 (que é o motivo principal da conversa) e ainda dos Pitch Black, a outra banda do Álvaro. Mas não só: do SWR, da evolução a todos os níveis da música e do metal em particular e da forma como interage com as novas tecnologias e desafios, etc.

O resto só mesmo ouvindo. É uma conversa extensa e onde recuamos mesmo ao Festival de Paredes de Coura onde, em tempos, o Álvaro tocou com os Withering.
Para ouvir tudo há um player aí no fundo. Não vos tiro mais tempo. Força!

Álvaro Fernandes (Dementia 13)
Fotos: Emanuel Ferreira / Daniel Jesus

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 30 de junho de 2018.