Os Paisiel são um projecto do Porto formado pelo João Pais Filipe na percussão (também dos Macumbas) e pelo alemão Julius Gabriel no saxofone eléctrico. A fusão entre os dois elementos resulta em algo surpreendente e por isso aqui está esta entrevista e com música a ilustrá-la para que vocês percebam bem do que se trata. No passado dia 26 de Abril abriram o dia zero do SWR Barroselas Metalfest, naquela que foi uma contribuição para mais uma barreira derrubada na música que nos interessa.

Curiosamente, o João já tinha tocado com outro projecto no festival de Barroselas - mas já lá vamos. No caso do Julius, foi mesmo uma estreia. Aliás... duas estreias, porque foi também a primeira entrevista que ele deu a falar Português.
Há quase tudo para descobrir sobre este projecto: a origem, a fusão e o entendimento entre os dois músicos, a edição da cassete pela Lovers & Lollypops... e o resto é melhor ouvirem. É uma conversa curta, mas com tudo o que era preciso saber-se sobre os Paisiel.
Foi feita momentos após o concerto e nas traseiras do palco principal (que ainda não tinha entrado ao serviço) numa noite sossegada, ainda antes do reboliço que se seguiria nos 3 dias que faltavam e como deve ser num festival do género.
Para ouvir, existe esse player aí no fundo. E aposto que o Julius perdeu o medo de falar Português. O Sinfonias de Aço a fazer serviço público há 26 anos.

Paisiel

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 7 de julho de 2018.