João Tiago e Ricardo Peixoto são dois veteranos da cena rock barcelense, tendo integrado algumas das bandas mais marcantes da década de ’90, como os Kafka ou Plus. Só que, apesar de serem amigos da escola e contemporâneos dessa década de ouro na música barcelense, a verdade é que nunca tocaram juntos… até agora.

Katzgraben

E “juntos” é uma maneira de falar: o João está em Londres e o Ricardo em Barcelos. Mas nem por isso o projecto Katzgraben (nome de uma música dos Kafka) deixa de existir.
Numa rara presença do João em Barcelos, o Sinfonias de Aço não perdeu a oportunidade de juntar os dois amigos e com eles estabelecer uma pequena conversa. Ou “pequena”, se quiserem. É, obviamente, mais uma entrevista de fundo no Sinfonias de Aço, esta centrada nos Katzgraben, mas – e porque as coisas são inseparáveis – no passado dos músicos, na cena barcelense da década de ’90 e no inevitável paralelismo com as coisas actualmente a acontecer em Barcelos.
É uma interessantíssima entrevista com duas pessoas extremamente activas no passado e cuja opinião é agora ainda mais valiosa, por se manterem ainda no activo e serem simultâneamente espectadores e actores. São dois músicos que fazem parte da história da música moderna em Barcelos.

A entrevista foi emitida a 30 de Abril de 2011.