No passado dia 10 de junho os maiatos Lux Yuri tocaram num concerto de warm-up para o Naurus Nobilis Music Fest, na ainda não inaugurada Casa do Artista Amador em Louro, no concelho de Famalicão e mesmo às portas do concelho de Barcelos. O Sinfonias de Aço aproveitou para pôr a conversa em dia com velhos amigos, neste caso com 3 dos 4 músicos: o Vasco, o André e o João. Era para ser uma entrevista, mas isso é uma coisa difícil de fazer e rapidamente se transformou numa conversa de bastidores, no fim do concerto e com música ambiente dos AC/DC a servir de pano de fundo.

A conversa está aqui, partilhada com todos vocês. Os avanços e recuos da banda, os processos de composição, registo e aprendizagem, a carreira dos Lux Yuri e a visão dos músicos sobre o panorama actual da música underground em Portugal. Pelo meio, recordam-se casas que todos partilhamos e que foram importantíssimas na música portuguesa. No fundo, aproveitou-se o facto de já todos termos idade para ter boa memória disto tudo, mas não idade suficientes para estar xoné e já termos perdido a mesma memória que nos permite recordar isto tudo. Sim, é uma conversa de homens maduros num ambiente de concerto onde não se falou de carros e motas, futebol e das mulheres dos outros. Falou-se de música, vejam só.

Os detalhes, como sempre, encontram-se disponíveis para ouvir no player logo depois do retrato da banda com o sr. entrevistador e no local do concerto.
Boas audições, com música pelo meio da conversa - não só dos AC/DC mas dos Lux Yuri também.

Lux Yuri

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 24 de Setembro de 2022