Formados em Lisboa em 2016, os Fonte surgem com o objetivo de fundir sonoridades como Thrash Metal e Hardcore com algumas influências de Death Metal ou Metalcore, com referência a bandas como Lamb Of God, As Blood Runs Black, At The Gates e Pantera mas com uma sonoridade mais pessoal e letras em português.

O álbum de estreia é o culminar de vários anos atribulados de esforço e experimentação, desde a sua incepção, à sua posterior gravação que começou há três anos. Um processo que se revelou nada fácil pois pouco depois da gravação do álbum em 2019 sofreu uma súbita alteração de formação com a saída de Francisco Martins. Uma procura por um substituto que acabou com ajuda além fronteiras, num processo que lhes trouxe o Thiago “Castor” (Inherence) de São Paulo, Brasil, que regravou todas as linhas de voz e a voz que vão ouvir neste disco.
O álbum foi captado, misturado e masterizado nos Estúdios Crossover pelo José Pedro Ataíde sendo as vozes posteriormente captadas e misturadas no estúdio Arranha Sound, em São Paulo - Brasil por renato Romano.
O disco também conta com convidados especiais em algumas músicas como DV, Zé Goblin (Trinta e Um), Tiago Rato (Centopeia/Dr.Bifes & os Psicopratas) e João Ingram (Simbiose/Rosa Sparks).
“Já dizia o outro” também por acabar a definir-se como “um divisor de águas” que marca um fim da primeira era de Fonte e assinala o começo de algo novo que se tem vindo a desenvolver com o vocalista actual Paulo Gonçalves (Rasgo, Ignite The Black Sun).
O disco foi editado a 5 de Dezembro de 2022 numa edição em CD jewelcase limitada a 500 cópias.

Os Fonte são actualmente:
Diogo Bentes - Guitarra
Duarte Freire - Guitarra
Pedro Carvalho - Baixo
Diogo Belo - Bateria
Paulo Gonçalves - Voz
©2022 Raging Planet (AS/RP361)

http://ragingplanet.pt
https://www.facebook.com/fontelvoficial


1. Acorda (0:27)
2. Teoria do Caos (2:30)
3. Já dizia o outro (3:59)
4. Teia (4:24)
5. Fontes não morreu
feat. DV (3:05)
6. Verdadeiro mandamento (2:23)
7. Louco (3:41)
8. Escolhe o que é melhor (2:33)
9. 5 Tiros (2:59)
10. Agarra-te à vida
feat. Zé Goblin (3:16)
11. Liberdade (3:51)
12. Túmulo (4:09)
13.
Bonus Track (Dr.Bifes & Os Psicopratas) Vi Deus na cama com o Diabo feat. João Ingram, Tiago Rato & DV (3:15)