Formado em Guimarães como projecto solitário de Paulo Coimbra Martins, decorriam os idos de 1997, já assentava as suas raízes mais profundas nos Outubro Negro (cujo nome quer significar, basicamente, o mesmo), lavor por ele magicado em 1991 (e em que se ocupava de guitarras, textos, baixo, percussões, rababa e o que mais fosse necessário ou estivesse disponível - integrante de mil-e-um projectos, entre os quais de podem destacar os Anomeos, Restos Mortais de Isabel e Archétypo 120), e João Madureira (dos Sobrinhos do Tio Nelson, que, infelizmente, faleceu, demasiado cedo, devido a um doença dos ossos, e a quem o autor aproveita a oportunidade para apresentar uma sentida homenagem - guitarras e baixo), com a pretensão de, através desta nova etapa, agregar e conciliar todos os temas por ele criados nos mais diversificados projectos: os já citados Outubro Negro, os Tenebre & Delirio, The Death of Me, Dahlila Noire, At Twilight, Spiral Rain Dance...

A sonoridade deste assenta, ainda hoje, algures entre o Dark Folk, o Pós-Punk, a Música Clássica, o Industrial/Experimental e as tradições europeias, num ecletismo de referências que produz um resultado final que se quer tudo menos fácil ou previsível. As duas cassetes, editadas durante o ano de 1999, compilam, contudo, temas anteriores a esse desiderato. Enquanto a primeira foi gravada em casa, num ‘’tijolinho’’ que tinha um microfone embutido (apodado, carinhosamente, de ‘’o meu multipistas de uma só pista’’), a segunda já o foi com um Fostex, com a ajuda de Johan Aernos (que produziu, tocou flauta e esteve a cargo dos efeitos sonoros), nos estúdios da Reaping Host, em Chaves. Esta edição contém, ainda, uma curiosidade, que consiste da apresentação a público, e pela primeira vez, do tema que constitui o acto de abertura do registo, e que foi composto e gravado num intervalo dos ensaios de Sangre Cavallvm, com os quais colaborei durante algum tempo, contando com a participação de Rui Coutinho (nas percussões) e Bruno Ardo (na flauta) - a quem, também, se apresenta uma sentida homenagem! Durante os inícios deste novo milénio, as actividades deste estandarte ficaram reduzidas ao mínimo, quer pela criação de Träume, quer pela de Archétypo 120, embora a vontade de retomar o conceito nunca se tenha apagado - tendo o Nelson Bach-Hase sido sempre um grande apoiante dessa causa. Ainda pelos finais dos anos 90, foi dado um concerto no Porto (com o já referido Joahn, com o Nuno Cruz - nos teclados, guitarra eléctrica, baixo e viola-de-arco, e com quem o autor viria a formar os Träume, e o Pedro Fonte - no baixo e guitarra eléctrica, que, como baixista, viria a pertencer à formação original dos Archétypo 120), acontecimento que só seria repetido em 2013, num festival de Folk em Guimarães, e em que se pôde contar com um núcleo de amigos para a sua realização - o Pedro ‘’Talibã’’, na bateria, o Miguel ‘’Sephirus’’, nos samples e gaita-de-fole electrónica, e a Sandra, na segunda voz). Há um par de anos, uma editora holandesa propôs a reedição da segunda amostragem do trabalho dos Oktober Black (de seu nome «Black October») em vinil, mas, contudo, o som ‘’fostexiano’’ das gravações não facilitou o levar-se avante a ideia, que acabou por ser posta de lado. Agora, e após mais de duas décadas de repouso (apenas pontualmente quebrado por alguma gravações esporádicas, bem como pela referida actuação ao vivo na Cidade-Berço), e proverbiais pedidos para a reedição do acervo gravado ou em archivo, aqui emergem as duas ‘’demo-tapes’’, que tão bem foram acolhidas no ‘’estrangeiro de fora,’’ especialmente em Castela, pela revista «Maldoror», ou pelos fanzines portuenses «The Gates Of Ur» e «Midnight Fanzine», de tão boa memória...
Muy grato estou ao Caeiro pelo interesse e disponibilização do seu selo para este ‘’regresso’’ sempre eterno! Bem-haja!

O primeiro e quarto temas foram, então, gravados em Penafiel, no estúdio da Forgotten Blood, sendo inédito na forma como é apresentado na primeira versão, uma vez que a ‘’Edit’’ tinha já feito parte da compilação «33 Years Of Carring It On», da Anti-Demos-Cracia; o segundo foi-o na casa do Frederico ‘’Fred’’ Fortunato, com quem tinha os Dahlia Noire (e que também desapareceu antes da sua hora, num acidente de viação - R.I.P. velho amigo!); os temas três a nove foram-no no meu sótão, constituindo, conjuntamente com o quarto, a primeira musicassete, «The Myth Of The 21st Century», enquanto os do décimo ao décimo-quarto ocorreram em Chaves - como já foi referido -, sendo parte integrante do registo ‘’Black October’’, que, ainda em 1999, também sairia em formato CD-R, embora com um trabalho gráfico diferente.

Agradecimentos: António Caeiro, João Madureira, Eduardo Silva, Frederico Fortunato, Bruno Sousa, Rui Coutinho, Johan Aernus, Jorge Pereira, Nuno Cruz, Pedro Fonte, Abel Raposo, Luís Couto, Nelson Bach-Hase, Pedro ‘’Talibã’’, Miguel ‘’Sephirus’’, Sandra, Sandro Menino e Morrissey.

In Memoriam: João, Fred, Bruno. Sit Tibi Terra Levis! O peso da saudade agrilhoa os que ficam mas liberta os que partem...

Paulo Coimbra Martins, Janeiro 2024

©2024 Anti-Demos-Cracia (ADC120FEV2024)
Formato: CD + Digital
Imagem: PCM
Grafismo: ADC
Edição limitada a 21 exemplares em dvd box slim

Editado a 12 de fevereiro de 2024

https://www.adc-records.com/

1. Faraway (Take Me) - inédito (2:29)    
2. Homage (2:40)    
3. Hate Everyone Who's Happy (4:15)    
4. Faraway (Take Me) (Edit Version) (1:06)    
5. And I Keep (1:57)    
6. Take Me (1:46)    
7. Denying (1:17)    
8. Tired Eyes (1:42)    
9. Lover's Art (Cut) (1:04)    
10. Ritual Dusk (3:10)    
11. Vapour Trail Of Your Dreams (2:01)    
12. Faraway (Take Me) (1:46)    
13. Homage (2:58)    
14. Desert Wind (2:28)