Edições

Último Podcast (18 Nov 2017)

Clica para ouvir

Entrevista com Happy Farm

Happy Farm

Entrevista com Grog

Grog

Entrevista com Galo Cant'às Duas

Galo Cant'às Duas

Entrevista com =Mocho=

Mocho

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

"Enquanto estamos aqui, eles estão lá. Reconhecer a existência dos outros é o passo mais essencial para respeitá-los.
Afirmar o interior do país e o meio rural corno uma realidade folclórica, exótica, ligada exclusivamente ao passado, é um insulto. Se existe agora., neste momento, então é presente. Se há quem ande carroça hoje, então hoje também se anda de carroça. Não é possível levar uma vida no passado, acorda-se sempre no dia em que se está. Defender que a realidade do interior não é contemporânea transporta a visão tendenciosa e preconceituosa de que o nosso tempo é intrinsecamente urbano.

Também há queni argumente que o interior já não é rural, que a sua cultura hoje é tão urbana quanto a de qualquer cidade. Há duas possibilidades que contribuem para essa ideia: ignorância ou cegueira. Ou não sabem o que estão a dizer, ouviram daqui e dali e juntaram essas peças segundo o modo como gostam de imaginar o mundo; ou estiveram lá, mas não foram capazes de ver, mediram os outros pelos seus próprios critérios, baralharam as proporções, tornaram alguma coisa por outra coisa qualquer. Acharam talvez que, por haver televisão e Internet, não existia uma forma própria de entender o mundo e a vida.

Às certezas absolutas que tínhamos acerca da modernidade e do desenvolvimento trouxeram-nos aqui. Foram elas que despovoaram o interior e transformaram aqueles que lá continuam numa minoria, A discrepância é-enorme: uma aldeia assinalada no mapa tem menos gente do que o prédio mediano de uma qualquer avenida. Por isso, como sempre acontece com as minorias desfavorecidas (principalmente as que nem sequer são reconhecidas como tal), os seus direitos não são defendidos, a sua cultura é posta em causa.

A ruralidade não é o estereótipo da ruralidade. As piadas com personagens do meio rural têm a mesma raiz que as piadas sobre negros, homossexuais ou loiras. A discussão acerca da sua pertinência é a mesma.

Porque temos tantos problemas com os outros, mesmo quando estão na sua vida, apenas a lutar por sobreviver? Como nos deixámos convencer que engrandecemos se inferiorizarmos os outros?

Neste preciso momento, estamos a preparar o futuro. Se é verdade, apesar de não ser a única verdade, que a ruralidade mantém relações com o passado, temos todo o interesse de aproveitar essa sensibilidade, essa experiência. Não nascemos de geração espontânea. Chegamos de algum lado, que também nos constitui. A nossa história é parte de nós, mesmo que a recusemos. Desprezar a nossa história e a nossa cultura é desprezarmo-nos a nós próprios.

Enquanto estamos aqui, eles estão lá. A nossa realidade partilha este tempo com a realidade deles. Este tempo não pertence mais a uns do que outros.

Parece-me pertinente considerar a hipótese de que o futuro desejável possa conter um pouco desse mundo. E se o interior do país e a ruralidade contiverem não apenas passado, mas também futuro?

Em todos os instantes construímos o que virá. Estamos aqui, existimos, ainda estamos a tempo."

José Luís Peixoto

https://www.facebook.com/homememcatarse
http://www.honeysound.com
https://homememcatarse.bandcamp.com

©2017 Honeysound (HSCD2017)
Afonso Dorido: guitarra, voz, baixo, percussão, sintetizador, ukulele e letras
Convidados:
Filipe Miranda: bateria, darkuba, percussão, guitarra e vozes
Álvaro Ramos: sintetizador e percussão
Pedro Sousa: slide guitar
Diogo Alves Pinto: voz

Produção e mistura: Álvaro Ramos, Filipe Miranda e Afonso Dorido
Masterização: Miguel Pinheiro Marques
Uivos de lobos na faixa "Bragança" captados no Parque Natural de Montesinho, gentilmente cedidos por Francisco Álvares
Ilustração: Joel Faria
Design: Pedro Oliveira

1. Tua (2:42)
2. Portalagre (3:33)
3. Vila Real (3:48)
4. Évora (2:54)
5. Tomar (7:48)
6. Beja (3:14)
7. Bragança (5:13)
8. Monchique (3:41)
9. Portas do Rodão (0:51)
10. Lamego (2:31)
11. Alqueva (4:01)
12. Régua (2:28)
13. Covilhã (3:24)
14. Alcoutim (3:58)
15. Monsanto (3:45)
16. Méetola (5:08)
17. Guarda (6:23)

 

 

 

 

 

Share

Parcerias

 
A Trompa NAAM  

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems Tryphon