Barcelos Rock City

Último Podcast (15 Julho 2017)

Clica para ouvir

Entrevista com Daniel Catarino

Daniel Catarino

A Scene Called Barcelos

A Scene Called Barcelos

Entrevista: The Twist Connection

The Twist Connection

Entrevista com Bed Legs

Bed Legs

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Barcelos - Rock City

“A Scene called Barcelos” é uma webseries documental que mergulha na história musical recente da cidade de Barcelos através de três episódios diários durante o festival Milhões de Festa de 2015.
O objectivo? Procurar a energia que está por detrás do forte movimento cultural Barcelense, desde os anos 90 até hoje. Como é que esta cidade, longe de ser um grande pólo urbano, conseguiu germinar tanto talento e materialização? Tudo isto parece precisamente ser causa e consequência de um dos mais míticos festivais do underground português, o Milhões de Festa.

Um mês depois do desaparecimento do autor deste projecto, Rui Loureiro, o Sinfonias de Aço traz para recordação a demo "anOther visiOn" de If You Are Alone. Fica na secção "Barcelos - Rock City", também porque a cena barcelense muito deve ao Rui.

Primeira demo dos barcelenses One Diffusion, datada de 1998. Mais tarde chamaram-se Karandiru.

Foi no SWR - Barroselas Metalfest XVI, a 26 de Abril de 2013. Desta vez trago-vos o concerto integral dos barcelenses The Ransack filmado em multicâmara. Eu sou mais do que um pai, eu sei. A verdade é que eu não vi este concerto no local e se alguns de vocês também não o viram, pois aqui está o remédio quase dois anos depois.

Este é o promo dos Plus que marcou também o fim da banda e um processo de três anos que havia começado com os Leitmotiv, passando pelos Minus e este alter-ego que aqui trago. Foram três anos intensos de uma das bandas barcelenses mais importantes da primeira levada na década de noventa.

Mais uma prenda para os estimados fregueses do Sinfonias de Aço. Desta vez trago-vos o concerto integral dos Indignu, em video multicâmara, aquando do Dunk!Festival, na Bélgica, em Abril deste ano. A primeira banda da tarde e que foi uma das boas surpresas deste festival, acabou por captar a atenção de uma sala que foi enchendo ao longo dos quase 50 minutos de concerto.
Em palco estão o Afonso Dorido, Graça Carvalho, Jimmy Moom,  Paulo Miranda e Mateus Nogueira.

São barcelenses, antes chamaram-se Angelica's Mercy e actualmente são os La La La Ressonance. Um dos colectivos mais estimulantes de sempre da música alternativa macional, aqui na fase The Astonishing Urbana Fall, ao vivo no dia 25 de Agosto de 2000, no Festival Ilha do Ermal, em Vieira do Minho.


Black Bombaim no SWR XVIPor princípio, o Sinfonias de Aço não faz registos em video. Para ser sincero, acho os videos de concertos uma seca tremenda. Pessoalmente prefiro mil vezes o registo audio com captação de todo o ambiente.

No dia 27 de Abril de 2013, quando acabou este concerto, apeteceu-me bater a mim próprio por não ter gravado o audio desta prestação dos barcelenses Black Bombaim no SWR XVI em Barroselas. Porque o concerto foi muito bom e merecia ter ficado registado. Por mim.

Com o álbum “Building Waves” ainda a pelar, os The Glockenwise deram um concerto no Kastrus River Klub, em Esposende, a 4 de Março de 2011, onde tocaram os temas todos.

Se não é exemplar único, deve andar lá perto. É a demo quase perdida dos barcelenses Exumados, datada de 1998. Mal eles imaginavam que este nome faria sentido 16 anos mais tarde.

Foi a 24 de Julho de 2011 no Milhões de Festa. Os Green Machine estavam tão excitados com o seu fim, que mal acabou o concerto dos We Trust no palco principal, já a banda barcelense rasgava os primeiros dos últimos acordes da carreira.

Parcerias

 
A Trompa NAAM  

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems Tryphon