Edições

Último Podcast (4 Maio 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Urso Bardo é uma banda instrumental formada em Lisboa em 2014. A sua música está profundamente enraizada em torno de melancolia e saudade, dois traços bem portugueses, combinando melodias lentas com guitarras distorcidas.
Com influências que vão desde Radiohead até Marc Ribot, a sua mistura particular de rock melódico tornou-os populares na cena musical underground lisboeta.
O seu primeiro disco (homónimo) foi lançado pela Raging Planet em Março de 2016, seguido de "Vida e Morte de D. Antónia" em Janeiro de 2019.

Urso Bardo (2016)
Road Trip por uma terra desconhecida: A banda sonora dos Urso Bardo
Já todos fomos putos. Todos tivemos - e temos - outros projectos, musicais e profissionais. Enquanto músicos, somos assombrados por uma nuvem de impaciência e urgência que só se dissipa a tocar canções.
Primeiro houve a sorte de nos encontrarmos; depois veio a surpresa maravilhosa de juntos, sermos capazes de viajar. Aventurámo-nos o mais longe que sabíamos. Procurámos transcender todas as - nossas - fronteiras e escolhemos sempre correr riscos.
Este é um disco sobre essa viagem. É a nossa própria banda sonora para uma road trip sem mapa, através de um território novo, que estranhamente, nos é muito familiar.
De Lisboa, somos os Urso Bardo. Tocamos música instrumental.

Vida e Morte de D. Antónia (2019)
Nesta sua segunda encarnação, os Urso Bardo voltam a costurar uma composição cuidada, capaz de contornar com elegância os cadafalsos da aridez ou da inconsequência. Por vezes o vagar de nuvens estendidas ao entardecer. Por vezes a noite já de ruas em câmara rápida. O discurso instrumental remete-nos para as casas e inflexões da interioridade, respondendo a um certo pendor contemplativo, porém inquieto, do sangue. Ao fundo vislumbramos a tela do espaço. E há searas rendidas ao sopro interpretativo do vento. Tormentas que são a grande preparação da chegada.
A vida e a morte inscritas no título são, no território sonoro que nos interpela, as duas forças em contenda. Se algo é construído, logo surge um corte a dizer que outra coisa havia aí afinal, que o que se erigiu está para ser desmanchado e que essa derrocada é o que conviria ver. E nós deixamo-nos levar, confiando nesses dois pés, um que avança, outro que calca. A terra queimada é uma terra viva. Encerra em si a história do fogo, a negra fulguração do que houve. Há sempre vestígios que podemos amealhar e, com eles, entregar-nos ao puro transe dos mundos possíveis. Mas é este mundo. O mundo de D. Antónia. O dia D.
(Vasco Gato)

Os Urso Bardo são:
Filipe Palha (guitarra eléctrica)
Ricardo Antunes (bateria e percussões)
Ricardo Canelas (baixo)
Tiago Pedroso (guitarra eléctrica e acústica)

http://ursobardo.com
https://www.facebook.com/ursobardo/
http://ursobardo.bandcamp.com/releases
http://www.ragingplanet.pt/

©2019 Raging Planet
Gravado nos estúdios Blacksheep, em Sintra, entre Maio e Agosto de 2018. Captado, misturado e masterizado por Bruno Xisto.
Temas "D. Antónia, "Tormenta", "Fusca" e "Dia D" compostos por Urso Bardo.
Temas "Ceifa", "Terra Queimada" e "Travessia" compostos por Tiago Pedroso.
Arranjos por Urso Bardo.
Coro em "Terra Queimada" por António Morgado, Fernando Santos, Hugo Silva e Nuno Raimundo.

1. D. Antónia (4:48)
2. Ceifa (4:24)
3. Terra Queimada (4:18)
4. Travessia (6:20)
5. Tormenta (5:11)
6. Fusca (4:24)
7. Dia D (7:53)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.