Edições

Último Podcast (4 Maio 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

No ano em que celebram 10 anos, o que é muito tempo para uma banda que começou sem (se) dar conta, os Birds Are Indie assinalam este aniversário redondo com a edição de Migrations em duas edições distintas, uma em CD e outra em vinyl. Ambos os formatos contarão com a revisita de 5 canções da sua discografia anterior, reinterpretadas e regravadas, no estúdio Blue House, em Coimbra.

Mas como a música lhes parece surgir naturalmente, haverá também lugar para mais 10 faixas novas, estando 5 delas no CD (a editar dia 17 de Abril) e outras 5 no vinyl (com lançamento em Setembro), tudo pela mão da Lux Records.

Com mistura e masterização de João Rui, todas as faixas tiveram a participação no baixo e algumas teclas do convidado especial Jorri (a Jigsaw), que também colaborou na gravação. Liderar esse processo, como habitualmente, ficou a cargo de um elemento da banda, Henrique Toscano, e o mesmo aconteceu com o artwork e o design, feitos pela mão da Joana Corker.

É conhecida e vincada a geografia musical deste trio: o seu ninho foi construído em forma de bedroom pop, com a folk pelo meio, numa postura DIY minimalista, própria dos primeiros voos, tal como aconteceu com Belle and Sebastian, Yo La Tengo, Moldy Peaches ou Juan Wauters. Com o tempo, as asas da sua pop foram crescendo e aproximaram-se do rock que lhes foi ensinado por nomes como Lou Reed, Dean Wareham, Black Francis e Stephen Malkmus.

Ao longo destes 10 anos de história(s), os Birds Are Indie acumularam diversas viagens, umas físicas e outras sonoras. Se muitas vezes se aventuraram à descoberta, noutras preferiram voltar ao ponto de partida. Com dificuldade em estar muito tempo no mesmo lugar, foram migrando entre conforto e desprendimento, atravessando latitudes bem conhecidas e meridianos algo esquecidos.

Em Migrations – The Travel Diaries #1 está muito presente a ideia de ida e regresso, seja porque o disco vagueia entre diferentes períodos na vida musical e pessoal de Ricardo Jerónimo, Joana Corker e Henrique Toscano, seja porque o mote para as letras que o compõem é a sua própria inquietude, ora desamparada, ora desafiante. No fundo, quem vive entre o aqui e o ali, prefere é estar além, como a mestria de Variações tão bem sintetizou.

E assim, entre começos e (a)fins, 10 anos depois, inicia-se mais uma viagem...

SINGLE/ VIDEOCLIP “BLACK (OR THE ART OF LETTING GO)

«I am slowly learning the art of letting go, or at least I think so...». É desta forma que se inicia "Black (or the art of letting go)", o 1º single/vídeo extraído de Migrations – The Travel Diaries #1, o 5º álbum dos conimbricenses Birds Are Indie.

O videoclip foi gravado no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, por Bruno Pires, com conceito e edição da própria banda. A música e os três Birds Are Indie movem-se entre o preto, o branco e a cor, entre a luz e a sombra, entre a contenção e a explosão, entre a protecção oferecida pela tela e a crueza da máxima exposição.

A faixa áudio foi misturada e masterizada por João Rui, que no estúdio conimbricense Blue House trabalhou em discos de bandas como a Jigsaw, From Atomic, Raquel Ralha & Pedro Renato e Wipeout Beat. Teve ainda a participação no baixo e teclas do convidado especial Jorri (a Jigsaw), como já vem sido habitual.

A componente instrumental de "Black (or the art of letting go)" mostra uma determinação materializada num ritmo tenso e intenso, em guitarras sujas e teclados acutilantes. Mas, na letra adivinha-se de imediato uma ironia gerada pelo contraste, algo tão característico dos Birds Are Indie. No refrão e a terminar a música, ouve-se repetidamente: «I never said it's over, I'll never say I want you back». E é nesta decidida indecisão que se inicia mais uma viagem...

www.facebook.com/BirdsAreIndie.music
www.birdsareindie.bandcamp.com
www.vimeo.com/birdsareindie
www.youtube.com/user/birdsareindie
www.instagram.com/birdsareindie
http://birdsareindie.blogspot.com/

©2020 Lux Records (LUXCD048)
Todos os temas de Birds Are Indie
Ricardo Jerónimo: voz, guitarra acústica, guitarra eléctrica, teclados
Joana Corker: voz, teclados, bateria
Henrique Toscano: guitarra eléctrica, bateria
Convidado especial: Jorri (baixo em todos os temas e teclados nos temas 1, 4, 4, 7 e 10)
Gravação e produção: Henrique Toscano e João Silva
Mistura e masterização: João Rui
Artwork e design: Joana Corker

1. Black (Or The Art of Letting go) (3:29)
2. Needless to Say (3:32)
3. I Won't Take it Anymore (4:25)
4. Time to Make Amends (3:00)
5. The Senior Dancer (2:55)
6. We're Not Coming Down (1:51)
7. Instead of Watching Telly (2:13)
8. Something About The Way She Smiles (2:52)
9. If Only (3:38)
10. The Place (4:11)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.