Edições

Último Podcast (27 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Ainda com a recordação dos incêndios em Pedrógão Grande, da mata de Leiria e de outros tantos locais de Portugal; e como plano de fundo a Austrália a arder durante cinco meses; os milhões de pessoas, no Irão e Iraque, Chile, enfim... por este mundo fora e que se manifestam revoltados contra os que os oprimem; os milhões de pessoas que se juntam para limpar os plásticos que o mar deposita nas praias da Terra; os jovens que se juntam e manifestam contra a falta de ações correctas para minimizar as alterações climáticas; é tempo de Re... Reduzir, Reparar, Reutilizar, Repensar, Reutilizar, Reformar, Revoltar, Reconciliar, Reconstruir, Refazer, Reunir...

Entre tantas vozes de alerta e iniciativas da sociedade, ecoa no ar uma revolução, "Sociedade 5.0": onde a tecnologia terá que ser cada vez mais uma aliada do homem, da natureza e do ambiente; e não se sobreponha a estes, num crescimento desenfreado e irracional da economia, do desperdício e da poluição, onde o menos sobrepõe ao mais, e o "mais e mais" pauta as vidas de pobres e ricos.

Entretanto, chega da China o mais recente e aterrorizante vírus, o Covid-19, para nos colocar a maior das questões sociais: estamos preparados, como povo, para enfrentar este desafio que requer unificação e civismo? No momento em que escrevemos isto, ainda é uma incógnita. É neste contexto que, no início de 2020, os Mind Reset lançam o segundo álbum, "RE..."

Emily Dickinson escreveu que "todo o património são os meus amigos". Ilustra na perfeição quem são os Mind Reset; encaram individualmente e a diversidade a beleza da criação, a gratidão e dádiva como a parte integrante das suas vidas, desde há algumas décadas e de formas tão díspares. Há no amadurecimento das vidas de cada um coisas lindíssimas: o REpensar da existência talvez seja das mais interessantes, pois, no momento em que o senso comum aponta para um inevitável fim, a amizade e o amor produz o que afinal o ciclo da vida nos ensina desde imemoráveis tempos - finda a espiral da descida aos infernos na visão Dantesca da modernidade!
REconstruímos o nosso eu e o nosso ideário de colectivo, quebrando o paradigma e a morte anunciada. REnascendo todos os dias; REconstrói-se, não o mundo novo, mas este que temos que está afinal repleto, também, de coisas maravilhosas. REobserva-se com a devida vénia a dialética da natureza e dela se extrai e REequilíbrio que nos REcoloca felizes connosco, com os outros, com os animais, com a terra, como o mar, com o sol e as estrelas...

RE... é o pequeníssimo contributo para que penses, também, no teu RE, no NOSSO RE...

O projeto Mind Reset, é constituído com elementos de várias bandas dos anos 80 e 90 (Seres, Duplex -Longa, etc) e recomeçaram com uma enorme de vontade de voltar a fazer música, aproveitando a eficiência das novas tecnologias, num mundo em cheio de novos desafios e oportunidades de fazer chegar informação, arte e ideias a um universo imenso de pessoas, através das redes sociais e plataformas digitais.
Começaram, e concretizaram com o primeiro álbum “Reset the mind”, com uma abordagem musical baseada em elementos meditativos e de improvisação, usando bases melódicas, harmónicas, ou rítmicas de cariz minimal, ambiental, usando loops ou sequências aleatórias, sobre as quais os músicos improvisam, criando assim ambientes complexos com sons e nuances, que se conjugam e interagem entre si, permitindo ao ouvinte a possibilidade estar constantemente a descobrir novas sensações ou a entrar em estados meditativos ou de viagens virtuais.
Para o segundo álbum os Mind Reset, apesar de continuarem a fazer assentar a sua música em ambientes, decidiram assumir a utilização de letras e dar mais ênfase à voz, fazendo com que a mensagem passasse de uma forma mais objetiva, assumindo uma posição mais critica e apelativa aos desafios com que a nossa sociedade e o nosso planeta, se deparam.
Por isso o título do novo álbum se designa por “Re…”,
Re é o início de muitas palavras que impreterivelmente têm de estar presentes no nosso dia a dia, porque só assim podemos ajudar a fazer algo, por todos nós.

©2020 Mind Reset
Edição: Maio 2020
Formato: CD
Apoios: Anti-Demos-Cracia e Sinfonias de Aço
Distribuição: Anti-Demos-Cracia

Todas as músicas gravadas no Estúdio Gar em 2019
Produção de som a masterização: José Henrique Almeida

A capa do álbum foi feita a partir de um quadro pintado por José Augusto e que foi executado exclusivamente para o lançamento do CD e pintado a ouvir as músicas do CD.
A parte gráfica, usando o design e estética do quadro é da autoria do Carlos Paes.

Membros da banda:
Jose Henrique Almeida - Produção de som, Samples, equipamentos eletrónicos, voz
Carlos Paes - Produção de Imagem, baixo
Frederico Pais - Guitarra elétrica
Pedro Lourenço - Bateria, Cajon

Outras participações:
Fernando Oliveira – Percussões e Didjeridu
Marta Lourenço – Viola de arco
Paulo de Mendonça – técnico de som e teclas
Mário Resende - Violino

https://anti-demos-cracia.bandcamp.com/album/re
https://www.facebook.com/mind.reset.pt

1. Ânsia de Nada (7:15)
2. Canto das Silhuetas (5:36)
3. Menino do Bairro Negro (6:58)
4. Mel e Fel (6:59)
5. Água Água Água (10:39)
6. Alentejo (8:58)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.