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Os lisboetas GOODBYE, ÖLGA comemoram os seus vinte anos de existência com o lançamento de um álbum duplo de título homónimo no passado dia 11 de Fevereiro. Nesta edição de autor com o apoio da Fundação GDA, toda a composição e gravação ficaram a cargo do quarteto lisboeta, sendo a mistura, masterização e co-produção entregues ao eterno colaborador da banda, Eduardo Vinhas.

O duplo álbum GOODBYE, ÖLGA é um concentrado de emoções que circundam o mundo do indie, desferindo golpes profundos a qualquer ouvinte, munidos de um rock que se amplia ao post-punk não convencional da banda. Essa multiplicidade de estilos foi a súmula sonora dos vintes anos que solidificam a personalidade do grupo – até então apenas ÖLGA.

A banda que se cimentou na cena indie-rock nacional no início do século com uma discografia composta por “Ö” (2004), “What is” (2005), “La Résistance” (2009), “Samurai” (2010) e “Pandora” (2012), com uma sonoridade fortemente enraizada nas correntes do post-rock e alternative-rock dos finais dos anos 90, sempre se caracterizou pelas constantes metamorfoses e experimentalismo criativo.

Após um hiato de quase dez anos na edição discográfica e impedidos de usar o nome original ÖLGA (após ameaça de processo judicial por parte de uma artista americana de seu nome Olga), o agora quarteto, composto por João Hipólito, João Teotónio, Filipe Ferreira e Tiago Fonseca, é uma versão mais madura e refinada da banda, explorando ao longo das duas partes que compõem GOODBYE, ÖLGA, um universo sonoro que se define pelo contraste entre a subtileza melodiosa e a agressividade intensa das suas composições.

Nas palavras da banda: “Tentámos encontrar o ponto de ebulição correto entre o que até então tínhamos vindo a concretizar nos discos anteriores [com ÖLGA] e, uma linguagem nova que se separasse de forma atrevida desse passado.”

Dos dois lados que compõem o disco, o vermelho, de cariz mais direto e melodioso, por vezes intimista, inspira de imediato a uma luminosidade reminiscente da veia indie, onde temas como “Fool Cool”, “In Your Head” e “The Pill” definem o passo energizado do vermelho. Esse passo é muitas vezes aprimorado – ora pela linguagem krautrockiana de “You”, ora pelo embalo estelar de “Out to Dance” –  formando-se numa espécie de carta escrita a tudo que foram os ÖLGA. “Uptown”, o tema que encerra o lado vermelho, transpõe uma força devidamente orquestrada que pontifica ambos os lados.

No outro lado do disco, o preto, de inclinação sonora atmosférica mais sombria, experimental e psicadélica, a energia sonora assume um tom negro e a linguagem familiar que definia ÖLGA, adopta uma estranheza única que se edifica ao longo do disco, tornando GOODBYE, ÖLGA numa nova percepção. O ritmo é pulsante, demencial até, quando em temas como “Concrete Falls” e “Cop’s Delight” nada sobra senão o frenesim do desconhecido. Esta nova existência serve um cenário perfurante - guitarras dissonantes, ritmos fugazes – e a premissa de que é um disco novo num cenário novo, instala-se de imediato com temas como “Cure for Joy”, “Singapore” e “Only 18”, onde o calor ficcional do negro abarca tudo numa vontade de galopar ao sabor do ritmo.

“Cop´s Delight“ é o primeiro single extraído do álbum, tema marcado por guitarras ásperas e ritmos pulsantes, onde está bem patente a vertente mais post-punk da banda. O vídeo de apresentação do single foi realizado por João Teotónio e retrata a influência da estética obscura “film noir” na banda.

“Concrete Falls” é o segundo single extraído do disco e a realização do vídeo ficou a cargo de João Teotónio.

Ansiosos por regressar aos palcos, os Goodbye, ÖLGA preparam-se para apresentar toda a energia e intensidade dos novos temas num concerto de lançamento que promete rock sónico visceral, já no próximo dia 24 de Fevereiro, na noite Salón Fuzz, no Lounge em Lisboa.

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© 2022 Goodbye, ÖLGA

Filipe Ferreira: bateria
João Hipólito: guitarra, baixo e voz
João Teotónio: guitarra, baixo e voz
Tiago Fonseca: baixo e voz
Eduardo Vinhas: sintetizadores em "Waves" e "Only 18"

Todos os temas por Goodbye, ÖLGA
Produzido e gravado por Goodbye, ÖLGA
Misturado e masterizado por Eduardo Vinhas
Foto da capa por Filipe Ferreira
Artwork de Marina Carrapós

Disco preto:
1.
Concrete Falls (5:04)
2. Cop's Delight (3:23)
3. Cure For Joy (3:42)
4. Only 18 (3:52)
5. Lollabye (3:37)
6. Singapore (4:33)
7. Never (I See) (3:24)
8. The Other Side (4:06)

Disco vermelho:
1. In Your Head (3:07)
2. The Pill (2:56)
3. You (5:00)
4. Out to Dance (3:30)
5. Fool Cool (3:35)
6. Waves (4:39)
7. Uptown (6:13)

 

 

 

 

 

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